Iniciativas

Se estiver interessado em participar, ou ajudar a organizar alguma das iniciativas listadas em baixo, escreva-nos para memo2021es@gmail.com. Prometemos ser breves na resposta.

Aveiro

A máscara da esperança

Data da atividade: 22.10.2021

Localização: Aveiro, Eixo

Os alunos da Turma D do 6º ano do Agrupamento de Escolas de Eixo pintaram máscaras com mensagens de esperança e de tributo. As máscaras serão usadas no dia 22.

A primavera pós pandemia

Data da atividade: 21.03.2022

Localização: Aveiro, Anadia

A Rede de Bibliotecas de Anadia (RBA) associa-se à jornada cívica nacional “Memória & Esperança” através da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2022. Após dois anos de pandemia, e à semelhança de cada Primavera, assinalar-se-á um novo recomeço, um novo ciclo e uma nova fase.  Num mês que evoca o eclodir, em Portugal, da pandemia, as crianças e jovens de Anadia partilharão a sua voz e o seu olhar, dizendo o indizível, através de registos vídeo gravados em contexto escolar. Estes serão integrados um mural digital da RBA, a divulgar no dia 21 de março nos canais de difusão das bibliotecas, que permanecerá online.

A iniciativa consiste na construção de um “memorial digital”, enquadrado no tema “E depois da pandemia: o que não queremos; o que desejamos” e contará com a participação dos alunos das escolas cujas bibliotecas integram a Rede de Bibliotecas de Anadia.

Público-alvo: 3º CEB.

O objetivo é transmitir, através dos vídeos, a ideia de esperança, de um novo recomeçar e do viver depois de uma pandemia. Pretendemos que os jovens “digam o indizível”.

A vida que se perpetua nos afetos

Data de início: 25.10.2021
Data de fim: 26.11.2021

Localização: Aveiro, Anadia, Avelãs de Cima

A iniciativa consiste na criação de um poster que pretende ilustrar a importância dos afetos intergeracionais (avós e netos) como fonte de vida. Os avós encontram nos netos uma razão de viver… o perpetuar da sua existência… a alegria que os impulsiona. A consciência do carinho e do conforto que se colhe num abraço, num beijo ou num simples sorriso está hoje muito mais presente em todos nós incluindo as crianças de tenra idade….

O poster a criar pretende, a partir da voz das crianças, transmitir o valor incalculável dos afetos, em memória de um tempo que a todos privou da troca de gestos de carinho.

Árvore Memória & Esperança

Data de início: 22.10.2021
Data de fim: 31.10.2021

Localização: Aveiro, Estarreja, Pardilhó

O Agrupamento de Escolas de Pardilhó associa-se à jornada cívica nacional “Memória & Esperança” através de uma árvore em madeira, tridimensional, que expressa na cor das suas folhas dois momentos – a cor laranja, personalizando o passado, a pandemia, o que não queremos e a cor verde o presente de esperança e o que desejamos. 

Decorrendo esta jornada no outono, a folha caduca alaranjada será o meio para as crianças e jovens expressarem, através da forma que desejarem, palavra escrita, desenho ou outra, o que não querem, tendo em conta a realidade que viveram a todos os níveis no período de pandemia. É hora de reafirmar a esperança e, tal como habitualmente, esta surge associada à persistência da cor verde.

 “E depois da pandemia: o que não queremos” e “E depois da pandemia: o que desejamos…”, eis os motes da reflexão que esta iniciativa proporciona, expressa em folhas de duas cores, e que serão colocadas, em contexto curricular, pelos envolvidos na árvore que se encontra na biblioteca escolar. Esta será também uma oportunidade para relembrar a Jornada que culmina nos dias 22 a 24 de outubro e se vai prolongar na memória do AE de Pardilhó.

Esta atividade será realizada colaborativamente nas salas das educadoras/professoras titulares da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo e pelos Diretores de turma das turmas do 2º e 3º ciclos, em articulação com a equipa da Biblioteca Escolar, que a divulgou e promoveu no âmbito da Cidadania.

O trabalho realizado  no Agrupamento será fotografado e integrado numa apresentação/vídeo, a partilhar  no Mural da Memória e do Arco Íris, iniciativa da Rede concelhia de Bibliotecas, a RBEstarreja.

Da Memória à Esperança

Data de início: 06.10.2021
Data de fim: 22.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Albergaria-a-Velha

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha serão convidados a criar mensagens de agradecimento e reconhecimento endereçadas aos profissionais de saúde locais. Essas mensagens serão colocadas dentro de corações de cartolina vermelha com o intuito de construir uma instalação para colocar nos espaços públicos do Centro de Saúde local.

A atividade será realizada colaborativamente nas aulas dos professores titulares da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo e das disciplinas de Biologia, Educação Moral e Religiosa Católica, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento dos restantes ciclos, em articulação com as Equipas das Bibliotecas Escolares e do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde.

No dia 22 de outubro, um grupo representativo da comunidade escolar do Agrupamento irá oferecer os painéis com as mensagens de agradecimento aos profissionais de saúde de Albergaria-a-Velha.

a

Debates na Rádio Regional e Arouca

Data de início: 19.10.2021
Data de fim: 22.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Arouca

Trata-se de um conjunto de três debates centrados em torno da necessidade da reflexão sobre a valorização da Memória e da Esperança, distribuídos da seguinte forma:

  • Dia 18: Apresentação das motivações da realização da Jornada Memória e Esperança;
  • Dia 20: Conversa com 3 familiares de vítimas do Covid, procurando valorizar a memória dos que partiram, no sentido de que o património das suas vidas deverá poder fundamentar os desafios com que o futuro nos vai confrontar;
  • Dia 22: Debate com instituições que estiveram e estão envolvidas na prestação de serviços de combate à pandemia, tendo em vista a sublinhar, não apenas a extraordinária mobilização de recursos humanos e materiais já feito, mas também, a necessidade de com elas contar para fazer face aos desafio do futuro; o debate será feito com o Director do Centro de Saúde de Arouca e Feira; com o Presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Arouca e com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arouca
E depois da pandemia? O que desejamos para a nossa escola, família e amigos?

Data de início: 22.10.2021
Data de fim: 22.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Oliveira do Bairro

Pesquisa e produção de materiais em linguagens diversas realizadas por todas as turmas do 8º ano (12).

Dia 22– Plantação de uma árvore em cada estabelecimento escolar que fique a simbolizar as pessoas do agrupamento e/ou comunidade que morreram direta ou indiretamente por causa da pandemia – “Floresta da Memória”. Segue-se um minuto de silêncio e apresentação do Memorial e dos depoimentos/performances selecionados, no âmbito do tema – “E depois da pandemia? O que desejamos para a nossa escola, família e amigos?”

Criação de um Memorial digital que dê voz aos alunos, professores, pais e pessoal técnico.

Público-alvo: 12 turmas do 8º ano do AEOB

Interdisciplinaridade: Línguas – Exp. C.N. –  EMR –  Ambiente e Sociedade –  EV / Artes –  Ensino Articulado  – DT Turma – Biblioteca

Era uma vez...

Data de início: 18.10.2021
Data de fim: 22.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Águeda, Fermentelos

Ao longo  da semana (de 18 a 22 de outubro), propõe-se que, em cada turma, por exemplo, em Cidadania e desenvolvimento ou português) e sala da Educação Pré Escolar, seja feita a visualização do vídeo feito por docentes  de Educação Física e de Educação Musical da EB Professor Artur Nunes Vidal,  em julho de 2021, mas perfeitamente atual, divulgado no portal do  nosso Agrupamento: A. de Escolas de Águeda Sul, subordinado ao título: ‘Tributo à alegria’.

Esta visualização é o mote para um breve debate e reflexão em grupo turma, seguida da criação de  ‘histórias de vida’ em 55 palavras começadas por ERA UMA VEZ… que poderão ser ilustradas, relativamente ao período pandémico e pós pandémico. Obviamente, na EPE, serão os desenhos o fulcro da atividade e os educadores escreverão o que as crianças vão dizendo. Posteriormente, os diretores de turma, professores e educadores entregarão, na Biblioteca escolar de cada escola, a voz das crianças e jovens, através de desenhos ou da palavra escrita, a fim de a biblioteca escolar  lhes dar visibilidade.

Esta atividade pretende dar voz aos alunos e à expressão dos seus sentimentos, promovendo a cidadania e a participação em eventos nacionais. Faz, ainda, o elo entre duas iniciativas: a celebração do Mês internacional das bibliotecas escolares, cuja temática é ‘Era uma vez’… e a participação num dos projetos propostos pela Rede de Bibliotecas Escolares ‘Diário de escritas’ no âmbito da recuperação de aprendizagens, no Eixo “Ensinar e Aprender”,  no domínio + Leitura e Escrita do PLANO 21|23 ESCOLA+.

Pretendemos, pois,  estrategicamente entrelaçar iniciativas 3 grandes atividades para intervir ainda mais ativamente na escola e promover uma cidadania ativa, tal como o preconiza a política educativa e o Quadro Estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares 2021-2027-  Bibliotecas escolares: presentes para o futuro!

Exposição "Humor em pandemia"

Data de início: 21.10.2021
Data de fim: 31.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Arouca

Exposição de cartoons na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Arouca.

Histórias em Família Especial - "Hasta la vista, Vírus!"

Data de início: 09.10.2021
Data de fim: 09.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Biblioteca Municipal de Estarreja

Sessão de fantoches, conversa e sessão de autógrafos com Pedro Chagas Freitas e grupo de enfermeiros do Concelho de Estarreja.

“Filipe e Zé são dois grandes amigos que adoram brincar juntos no recreio da escola. Um dia, sem que ninguém esperasse, o impensável acontece e surge um vírus que os impede de se abraçarem e brincarem sem restrições, como faziam até então.

Este vírus parece assustador, mas, com a ajuda do Professor e de todos os colegas da turma, descobrem uma forma de se transformarem em super-heróis e juntos combaterem este vírus.

No final, todos dirão Hasta la vista, Vírus!”

Homenagem às 44 vítimas de Covid-19 no concelho de Albergaria-a-Velha

Data de início: 22.10.2021
Data de fim: 23.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Albergaria-a-Velha

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Biblioteca Municipal destaca o livro Everyday Covid, um diário visual em que fotógrafos e fotojornalistas documentaram eventos e consequências relacionados com o fenómeno Covid-19.

Simbolicamente, o livro estará aberto na página 44, o número total de vítimas da pandemia, no concelho de Albergaria, até ao momento.

Memória e Esperança no AEA

Data de início: 22.10.2021
Data de fim: 31.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Arouca

ATÉ AO DIA 22 OUTUBRO

– “Da máscara à esperança” – sugerimos que cada escola realize uma Instalação Artística, onde as máscaras de proteção que foram o nosso escudo contra o Covid se transformem em flores ou borboletas como sinal de esperança. A criatividade não tem limite, tal como o sonho ou a esperança, partilhamos algumas sugestões, mas cada escola terá toda a liberdade para fazer a obra que pretender. Por favor envie uma foto do vosso trabalho para carlos.gomes@agesc-arouca.pt.

DIA 22 OUTUBRO

-“USA BRANCO”, neste dia, convidamos toda a comunidade educativa a usar uma peça de roupa branca. No nosso entender, podemos assinalar a dor da perda e a tragédia que assolou o nosso planeta com um grito de esperança.

Também devem pensar numa mensagem de memória e/ou esperança, a qual pode ser trabalhada com o Diretor de Turma, em OE, ou com o professor de Cidadania para depois serem colocadas nos vidros da escola, que tiveram a frase: ”MEMÓRIA E ESPERANÇA”. Os post-it serão disponibilizados na direção e coordenação.

10:00H – cada escola junta-se à sua instalação artística para uma salva de palmas no final da música “tutto bene”.

10:00H – Na ESA será apresentada performance durante a audição da música “tutto bene”, pelos alunos do curso profissional Animador Sociocultural.

12:05H – Na EBA será apresentada performance durante a audição da música “tutto bene”, pelos alunos do curso profissional Animador Sociocultural.

APÓS O DIA 22 OUTUBRO

-”E depois da pandemia… o que desejamos?” – Testemunho de elementos da comunidade, os quais poderão ser recolhidos até ao dia 29 de outubro, pelos professores, Diretores de Turma e/ou coordenadores de estabelecimento, ou enviados autonomamente para o email carla.santos@agesc-arouca.pt ou carlos.gomes@agesc-arouca.pt. Posteriormente será montado um vídeo para exibir na página do AEA, facebook e Instagram do PNA_AEA, por esse motivo, deverão recolher a autorização dos Encarregados de Educação, para se poder divulgar as imagens.

Memory and Hope

Data da atividade: 22.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Espinho

Turmas dos Ensinos Básico e Secundário (8º, 9º,10º e 11º anos),  na disciplina de Inglês e Inglês-Continuação, decidiram atividades diversas, tais como:

  • publicação de 1 eBook – Messages from Lockdown – com textos de tipologias diversificadas, escrito pelos alunos, seus Encarregados de Educação e Professores;
  • elaboração de 1 Kahoot!
  • vídeos
  • poemas

Todos os materiais produzidos serão colocados na página do Agrupamento: aemga.pt

O arco-íris da memória

Data da atividade: 25.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Estarreja

E depois da pandemia: o que não queremos e o que desejamos? Eis o mote da iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas de Estarreja para se associar à Jornada de Memória  Esperança. Assim, as bibliotecas escolares que integram os dois Agrupamentos de Escolas, de Estarreja e de Pardilhó, proporcionaram aos seus alunos momentos de reflexão em torno da temática referida, registando no Mural da memória e do arco-íris vozes das duas comunidades educativas.

Pensar o passado de olhos postos no futuro

Data de início: 21.10.2021
Data de fim: 31.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Águeda

Todos os membros da comunidade educativa da ESAP podem partilhar e exprimir-se, individualmente ou em grupo, sobre o que foram as suas vidas durante a pandemia e o que esperam do futuro. No Padlet podem escrever, desenhar ou deixar palavras soltas.

Ramos da Esperança

Data de início: 04.10.2021
Data de fim: 25.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Anadia

Esta iniciativa vem ajudar a concretizar o projeto ” Enraíza-te na Escola” integrado no compromisso verde da escola. As turmas E e F do 12.º ano, em Cidadania, procederão à plantação de uma árvore autóctone  por ciclo ( 2º, 3º e secundário), com a a placa de homenagem a todos os que sofreram neste período pandémico.

Cada árvore simboliza a vida, a ligação com a terra e cada ramo o renascer da esperança.

 

Relançar a Esperança

Data de início: 27.09.2021
Data de fim: 20.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Anadia

Após a experiência de dois períodos de confinamento, os alunos enfrentaram momentos de privações e restrições diversas, vendo comprometidos os laços de afetividade entre os entres queridos e a vivência de uma rotina diária normal. O período pandémico trouxe ansiedade, insegurança e medo. Tornou-se imperioso ajudar a ultrapassar estas contrariedades.  Para tal, houve necessidade de afirmação da esperança e de superação das perdas e dos medos desse “longo inverno”. Quando questionados sobre estas vivências, os alunos do 7º E do Agrupamento de escolas de Anadia, expressaram em ilustrações os seus desejos: regressar ao convívio com os avós, viver os afetos sem restrições e valorizar os momentos em família.

Conscientes da necessidade de desmistificar estes medos, comuns a tantos outros alunos , vai decorrer, no dia 20 de outubro, um momento de partilha com os encarregados de educação para abordar a ansiedade, o  medo e a dificuldade em exteriorizar emoções no período pós-pandémico. Essa abordagem, feita por uma psicóloga, conta também com uma sessão de promoção da leitura do livro O macaquinho Pê tem medo de bananas . A obra trabalha formas de aliviar a ansiedade e ajuda os pais a tratarem estas questões com os seus filhos.

Renascer de um Sorriso

Data de início: 22.10.2021
Data de fim: 30.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Águeda e Borralha

Somos adolescentes entre os 10 e os 14 anos, e Dirigentes da Expedição 07 do Agrupamento 141 de Santa Eulália de Águeda, pertencentes ao Corpo Nacional de Escutas- Escutismo Católico Português e com esta iniciativa procuramos refletir no que a pandemia nos trouxe de menos bom ou negativo, a cada um enquanto pessoa e de olhos no futuro, o que pretendemos mudar.

A pandemia trouxe muitas mudanças a nível individual, da personalidade, da forma como vemos, o mundo, como o encaramos e como nos vemos e nos sentimos no mundo.
Estas mudanças são tão significativas que mudaram a nossa alegria e instalaram em todos medos e inseguranças, fazendo desvanecer os nossos sorrisos outrora tão espontâneos.
As nossas crianças, adolescentes e jovens foram mais afetadas do que aquilo que podemos imaginar.

Assim propomo-nos a fazer uma dinâmica de reflexão sobre aquilo que cada um perdeu, na sua essência, no seu íntimo e que gostaria de recuperar.
Dessa reflexão, simularemos situações para fotografar, que espelhem os sentimentos vividos pelos elementos desta Expedição.
Estas fotografias serão colocadas nas redes sociais do Agrupamento, enviadas com uma notícia para alguns órgãos de comunicação e expostas na Exposição Fotográfica da Comemoração dos 60 anos do nosso Agrupamento.

Toque da sirene dos Bombeiros Voluntários e dos sinos das Igrejas

Data da atividade: 24.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Arouca

Depois da apresentação do significado e importância da Jornada Memória e Esperança, pelos Srs. Párocos durante as celebrações litúrgicas do próximo dia 24 (alguns já começaram por o fazer no passado dia 17) seguir-se-á, pelas 12,15 h desse dia, um toque da sirene dos Bombeiros seguido de toque simultâneo dos sinos da Igrejas. Terminado o toque dos sinos haverá uma intervenção musical pelo Grupo Coral de Urrô, no largo fronteiro à Igreja da Vila, que incluirá uma peça composta especialmente para o efeito, fazendo apelo à solidariedade que nos devemos e à mobilização de todos e, em particular, dos jovens.

Esta cerimónia final tem como objecto anunciar que, apesar de todas as contrariedades, a esperança continua connosco.

Unidos na Memória num caminho de Esperança

Data de início: 11.10.2021
Data de fim: 24.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Ílhavo, Gafanha da Encarnação

Ao longo de 15 dias, o AEGE preparará os dois grandes momentos desta iniciativa. Cada aluno, individualmente, fará a analogia dos seus sentimentos, comportamentos e atitudes ao longo (ou até mesmo uma reflexão pós pandemia) da pandemia com o desenvolvimento de uma árvore. Em cada sala encontrar-se-á uma árvore em tamanho A3, a “Árvore da Esperança”, na qual os alunos poderão partilhar livremente um pouco da sua reflexão.

Estará um “caderno” em tamanho A3 com as questões “E depois da pandemia: O que não queremos? O que desejamos?”, na entrada do Agrupamento, para que todos (alunos, encarregados de educação, pessoal (não) docente…) possam deixar o seu contributo, se assim o desejarem.

No dia 22 de outubro, serão “formalizados” os dois tempos simbólicos: Memória, com um minuto de silêncio em todo o AEGE, e Esperança, no ato de plantar uma árvore autóctone em todos os estabelecimentos de ensino.

Vamos refletir: De que forma os ODS foram comprometidos com a COVID19? E agora?

Data de início: 06.10.2021
Data de fim: 29.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Águeda, Valongo do Vouga

Os alunos de 3 turmas do 8º ano, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com a BE vão refletir sobre a forma como a pandemia afetou a sociedade, tendo em conta os ODS.

Posteriormente será feito um mural digital com os cartazes diversos e as reflexões.

Vamos falar

Data de início: 08.10.2021
Data de fim: 30.11.2021

Local da atividade: Aveiro, Águeda

A Biblioteca Escolar da Escola Secundária Adolfo Portela irá partilhar espaço de palavra (testemunhos na primeira pessoa dos alunos ou em nome da família, fotografias, desenhos, etc…), num Padlet colocado no site da BE, ficando como um memorando do sentir da escola e da comunidade envolvente, dando voz a quem quiser usar esse espaço de partilha.

Vidas contadas

Data de início: 06.10.2021
Data de fim: 28.10.2021

Local da atividade: Aveiro, Albergaria-a-Velha, Agrupamento de Escolas de Branca

Os alunos do 8.º e 9.º anos irão desenvolver oficinas de escrita na biblioteca escolar, em parceria com a disciplina de Português, onde “darão vida” a vítimas e heróis que representarão centenas de milhares de portugueses que vivenciaram a trágica realidade que assolou não só o nosso país, como o mundo. O ponto de partida para a elaboração destas biografias ficcionadas será a memória/lembrança do que aconteceu, recorrendo a fontes mediáticas (notícias, reportagens, entrevistas, etc.) e outras (acontecimentos próximos, vivências pessoais, etc.)  Após a elaboração dos textos, os alunos irão, na disciplina de EV, desenhar os rostos das VIDAS CONTADAS. Os trabalhos serão expostos na Biblioteca Escolar e partilhados nas páginas da Biblioteca e do Agrupamento.

Beja

Recordar com Esperança

Data da atividade: 23.10.2021

Local da atividade: Beja, Ferreira do Alentejo e Canhestros

No dia 23 de Outubro pelas 18H tocar o sino da Igreja em memória dos falecidos. 

Na Eucaristia fazer memória de todos os que partiram e rezar por todos os que estiveram na linha da frente neste combate e rezar pelos que mais sofreram com esta pandemia

Braga

100% de nós

Data da iniciativa: 22.10.2021

Local da atividade: Braga, Guimarães, Urgezes

Em todas as turmas da escola, às 10:30h é lido um pequeno texto com referência ao Manifesto “Memória e Esperança” e ao livro “Cem sementes que voaram”, de Isabel Minhós Martins e Yara Kono,

Nele afirmamos que “Não serão esquecidas as 5.108.000 mortes registadas, causadas pelo novo coronavírus até agora.” Nele afirmamos a nossa esperança.

Após essa leitura é pedido um minuto de silêncio.

De seguida lê-se um excerto do livro:

“A árvore estava à espera.

De esperanças.

Naturalmente esperançosa.

O que esperava ela?

Que tudo corresse bem

(era essa a sua esperança).

O que esperava ela?

O dia mais que perfeito,

o dia certo,

o dia tal!”

No intervalo de aulas seguinte, no átrio da escola, serão oferecidos marcadores de livro com a frase lida e os alunos podem desfrutar do livro.

Também serão convidados a fazer plantações de estacas de alecrim junto à arvore que foi cortada durante a pandemia.

Afirmar a Esperança na Luta Climática - Achas mesmo que vai ficar tudo bem?

Data da iniciativa: 22.10.2021

Local da atividade: Braga

A Greve Climática Estudantil tem uma acção global marcada para o dia 22 de Outubro. Em Braga, iremos pintar um painel pela acção climática. Certos de que, se nada for feito, não vai ficar tudo bem, será também feito um painel colaborativo de mãos que se juntam para agir, que afirmam a esperança de que pela acção de cada um de nós, podemos mesmo conseguir que venha a ficar tudo bem!

Agarrar a vida, a liberdade e a paz

Data da iniciativa: 21.10.2021

Local da atividade: Braga, Guimarães, Oliveira

No dia 21 de Outubro, iremos celebrar a vida!

Em homenagem a todos aqueles que se agarraram à vida durante este tempo de pandemia, as crianças do Patronato de Nossa Senhora da Oliveira, irão plantar uma buganvília branca. Esta planta cresce como trepadeira e irá prender-se para viver/crescer.

Neste dia, as crianças trazem uma peça branca vestida e terão a possibilidade de poderem brincar livremente com um balão branco, perto do local da plantação.

Arquidiocese de Braga convida a tocar os sinos

Data da iniciativa: 23.10.2021

Local da atividade: Braga

A iniciativa civil “Memória e Esperança” surgiu para homenagear as vítimas da pandemia de covid-19 e para afirmar esperança num mundo mais concentrado no “ser” em vez do “ter”.

Nos dias 22, 23 e 24 de Outubro decorre a Jornada Nacional Memória e Esperança 2021, que pretende “prestar tributo aos que partiram, acolher o sofrimento e as narrativas dos que foram afetados pela pandemia e suas consequências e celebrar e agradecer a todos os que cuidaram da saúde e minoraram o sofrimento e a dor de tantos”.

Várias actividades serão desenvolvidas em todo o país. Um dos sinais que as paróquias poderão dar caso desejem associar-se à iniciativa é tocarem os sinos às 12h00 do dia 23 de Outubro.

As famílias também são convidadas pela iniciativa a colocar, à noite, uma vela num espaço público colectivo ou na janela das suas casas.

Dar rosto e nomes aos números da pandemia

Data da iniciativa: 23.10.2021

Local da atividade: Braga

  • Para recordar os que a pandemia levou e de quem não pudemos sequer despedir-nos
  • Lembrar o sofrimento e a luta que tantos viveram na pandemia
  • Agradecer a quem cuidou da saúde, segurança, informação e bem-estar, sem poder confinar
  • Afirmar a vontade de viver em comunidade, sem deixar ninguém para trás.

Todos estão convidados para o encontro:

  • Traz uma frase que traduza o que viveste com a pandemia
  • Traz o texto de um poema que tenha especial significado para ti
  • Traz foto ou simplesmente o nome de um ente querido para colocar num painel
  • Vem conversar sobre o que todos vivemos e queremos superar
  • Vem escutar poesia (com a participação do Sindicato de Poesia de Braga).

Em todo o país – e também em Braga – estaremos a afirmar a esperança!

Eucaristia pelas vítimas da pandemia

Data da iniciativa: 24.10.2021

Local da atividade: Braga, Barcelos

A Igreja de Santo António, em Barcelos, associa-se à Jornada Nacional Memória & Esperança 2021, com a celebração de uma Eucaristia pelas vítimas da pandemia da Covid-19. Será no próximo domingo, dia 24, às 16h00.

Esta jornada, promovida por um grupo de cidadãos, conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, e visa mobilizar a sociedade portuguesa através de iniciativas sectoriais: instituições religiosas, poder autárquico, escolas, instituições de saúde, atores culturais, comunicação social, etc.

Nesta igreja iremos celebrar a Eucaristia por quantos faleceram, por quantos ainda hoje se encontram doentes, por quantos choram a perda de familiares e amigos, por todos os profissionais de saúde e todos os outros profissionais que, nos momentos mais difíceis, cuidaram de nós, e por nós mesmos, porque, de algum modo, todos nós somos vítimas desta tragédia.

Usando expressões do próprio manifesto, queremos que seja o início ritual de um processo de luto comunitário, que tem de ser feito, para conseguirmos olhar para o futuro com a esperança de que as relações sociais possam sair reforçadas desta experiência traumática que vivemos e que a todos atingiu. Contamos consigo!

Ganhar a Vida

Data da iniciativa: 22.10.2021

Local da atividade: Braga, Barcelos, Arcozelo

No dia 22 de outubro serão plantadas 2 árvores autóctones (Pré-Escolar e 1º Ciclo) simbolizando a continuidade da vida e o seu perpetuamento apesar de todas as contrariedades causadas pela Pandemia. No final, será feito 1 minuto de silêncio em toda a escola em memória de todos aqueles que não entre nós devido à COVID-19.

Iniciativa dos Alunos da Universidade do Minho - Plantação da Árvore da Esperança

Data da atividade: 23.10.2021

Local da atividade: Braga, Museu D. Diogo de Sousa

Por iniciativa de um grupo de estudantes da Universidade do Minho, haverá, pelas 16h, no Museu D. Diogo de Sousa, a plantação da Árvore da Esperança, que ficará como memória da pandemia e afirmação de nova vida que cresce.

Memória e esperança

Data de início: 25.10.2021
Data de fim: 31.10.2021

Local da atividade: Braga, Guimarães, Creixomil

Solidarizando-nos com todos que viveram e vivem tempos conturbados e difíceis e mantendo a esperança num futuro melhor, o nosso agrupamento, enquadrado no lema que defende e preconiza “Um agrupamento, uma identidade: humanismo, exigência e qualidade”, pretende associar-se a esta iniciativa que decorrerá a nível nacional. (https://memoriaeesperanca.pt/)

Assim, a partir da semana de 25 de outubro, DIA do AGRUPAMNTO, irão ser preparados materiais reciclados (sacos brancos de plástico), com vista a construção de um anjo em ponto grande, pela comunidade educativa. Este será posteriormente colocado e exposto na entrada da escola. Paralelamente proceder-se-á plantação de uma árvore de fruto no pomar da escola que simbolizará a esperança e o renascer da vida.

O vírus que ensinou a humanidade a refletir

Data da iniciativa: 22.10.2021

Local da atividade: Braga, Barcelos, Urcha, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

    • Diálogo com as crianças mais novas recordando os testes e as “aulas” on-line;
    • Decoração de mascaras, símbolos da proteção, pelas crianças do JI e da EB1;
    • Entrevista com um familiar de uma vitima da Covid19;
    • Entrevista com um recuperado da Covid19;
    • Largada de balões brancos biodegradáveis, por todas as crianças do JI e EB1
    • Toque da Esperança, no sino da Igreja Paroquial da Ucha, às 12.00h;
    • Todos os intervenientes e restante comunidade acenderá às 21.00h uma vela nas suas casas;
    • Recolha de material áudio visual, dos vários momentos da iniciativa.

    Esta iniciativa resulta mais uma vez do trabalho em rede desenvolvido pelo Jardim de Infância e Escola do 1º ciclo da Ucha, Associação de Pais do JI e EB da Ucha; Junta de Freguesia da Ucha; Centro Social Ernesto Gonçalves Costa e Pároco.

    Sementes de Esperança

    Data da iniciativa: 22.10.2021

    Local da atividade: Braga, Guimarães, Escola Secundária Francisco de Holanda

        Os alunos das turmas 12CT1 e 12TQA da ES Francisco de Holanda prepararam uma atividade que culminará com a participação de toda a escola no dia 22 de outubro de 2021 e que contou com o apoio da Câmara Municipal.

        Prepararam um mural, em papel de cenário, alusivo a uma representação cronológica, em imagens, da Pandemia, que termina com uma mensagem de Esperança, a ser afixado no átrio da escola onde permanecerá uma semana.

        Realizaram duas apresentações digitais: uma com as datas mais marcantes vividas durante o período do confinamento e que remetem para as mensagens de esperança que foram sendo difundidas durante esse período; a outra, com testemunhos de elementos da comunidade, da forma como vivemos a pandemia e de como nos reinventamos durante a mesma. Estas apresentações em formato de vídeo serão divulgadas na escola durante o dia 22 e nas respetivas redes sociais.

        Selecionaram e criaram frases de esperança que foram impressas em pequenos cartões que serão distribuídos.

        No dia 22 realizarão uma coreografia de apresentação a toda a comunidade escolar, durante a qual será afixado o mural. Nesta coreografia os alunos transportarão uma planta com uma mensagem, que será entregue a diferentes membros da comunidade.

        Seguir-se-á um minuto de silêncio e a leitura de excertos do livro, “Cem sementes que voaram” e um momento musical em que serão distribuídas plantas, dentro e fora da escola, contendo os cartões com as mensagens de esperança, que ao mesmo tempo servirão de homenagem às vítimas e que serão disseminadas e plantadas em diferentes pontos do concelho, pelas pessoas a quem forem doadas.

        Durante os intervalos do dia 22 serão emitidas, na rádio escola, algumas das músicas mais ouvidas nos últimos 18 meses.

        Um estranho momento na vida (lições de uma pandemia) - Memória Digital do AEPBS

        Data de início: 26.10.2021
        Data de fim: 30.12.2021

        Local da atividade: Braga, Vila Nova de Famalicão, Joane

        A Memória Digital do AEPBS, integrado na iniciativa Jornada Memória & Esperança , foi celebrada através da produção de 2 vídeos de testemunhos, nos dias 22,23 e 24 de outubro, e podem ser vistos no canal de Youtube  do AEPBS.

        Há vidas e pessoas por detrás dos números e das estatísticas, sendo que de muitas delas nem sequer pudemos fazer o luto. As escolas foram um dos terrenos em maior evidência nesta pandemia. A experiência de confinamento foi uma prova especialmente dura para as crianças e os jovens e representou um desafio de grande envergadura para todos os agentes educativos, em que todos superaram de uma forma extraordinária este grande desafio das nossas vidas.

        Há aprendizagens que fizemos nestes 18 meses, que queremos reter e traduzir em ação no futuro. O AEPBS participa nesta iniciativa que envolve toda a sociedade portuguesa, que visa recordar os que partiram, os que sofreram, bem como os que trabalharam e lutaram para que superássemos a pandemia com sucesso. Ao mesmo tempo, visa aprender com as experiências vividas e ganhar balanço para construir um futuro melhor, mais justo e solidário.

          Uma chama por cada vítima

          Data da iniciativa: 22.10.2021

          Local da atividade: Braga, Oliveira / Barcelos

          Participação das famílias, acender uma vela no dia 22, toque das esperança às 12h no sino da igreja, em homenagem às vitimas da COVID-19.

            Voltar a Viver

            Data da iniciativa: 22.10.2021

            Local da atividade: Braga, Vila Nova de Famalicão, União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz

            Reflexão e recolha de contributos sobre a vivência da Pandemia.

            Largada simbólica de balões brancos biodegradáveis com momento de silêncio em memória das vítimas

            Exposição sobre “memórias” da Pandemia COVID – 19

            Bragança

            Concentração e Missa na Catedral de Bragança

            Data da atividade: 24.10.2021

            Local da atividade: Bragança, Catedral de Bragança

            Diocese e Paróquias de Bragança com o apoio do Instituo Politécnico de Bragança

            Numa altura em que o combate à Pandemia evidencia resultados no mundo dito ocidental, aos quais o resto do mundo ainda não tem pleno acesso, sente-se a necessidade de congregar, lembrar, fazer o luto e afirmar a esperança. Estão convocados todos aqueles que partilham este sentimento, a se dirigir ao largo da Catedral de Bragança, com uma flor, para lá a depositarem e ouvirem cânticos, pelas 16:30 de domingo 24 de Outubro. Posteriormente será celebrada uma missa pelo sr Bispo de Bragança, D. José Manuel Garcia Cordeiro, para os que pretendam assistir, pelas 18:00, no interior da Catedral.

            Diocese de Bragança-Miranda promove toque dos sinos das igrejas

            Data da atividade: 23.10.2021

            Local da atividade: Bragança

            Sábado, 23, os sinos das igrejas da diocese de Bragança-Miranda tocarão em memória das vítimas da pandemia.

            Em Memória e Agradecimento

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Bragança, União de Freguesias Sé, Santa Maria e Meixedo

            Dia 22 de outubro, pelas 12:25h, a EMRC Miguel Torga e a turma do 12.º B pretende fazer 1 minuto de silêncio e plantar uma árvore autóctone, um carrasco, que fique a simbolizar as Pessoas da Comunidade Educativa e seus Familiares que morreram direta ou indiretamente por causa da pandemia.

            Este gesto significará não só a homenagem à sua memória, mas também a afirmação da esperança de construção de vínculos de solidariedade e entreajuda a ser vivenciada, em especial, nos momentos difíceis.

            Oração no Espaço Inter-religioso do IPB

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Bragança, Espaço inter-religioso do Instituto Politécnico de Bragança

            Data: Sexta-feira, 22 de Outubro 2021, 14:00
            Local: Espaço Inter-religioso do Instituto Politécnico de Bragança
            Iniciativa: Capelania do IPB 

            Dia 22 de Outubro pelas 14:00 a Capelania do IPB reunirá a comunidade universitária e quem a ela se deseje juntar, para uma oração no seu espaço Inter-religioso. Numa altura em que o combate à Pandemia evidencia resultados no mundo dito ocidental, aos quais o resto do mundo ainda não tem pleno acesso, pretende-se congregar, lembrar, fazer o luto e afirmar a esperança. Dadas as características internacionais e multiculturais da população do IPB, este momento de união face a esta tragédia terá um cariz especialmente humano de escala global. O ato contará com a presença de sua Excelência o Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o professor Manuel Heitor. 

            Castelo Branco

            Memória e Futuro

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Castelo Branco, Covilhã, Aldeia do Souto, Escola Agrícola Quinta da Lageosa

            Esta iniciativa tem por objetivo lembrar, no dia 22 de outubro de 2021, as vítimas da pandemia de Covid-19. Designamos como “Memória e Futuro”, para relacionar a lembrança do que foi a pandemia e suas consequências, mas também reforçar a dimensão de esperança que hoje se vive e que nos permite enquadrar o futuro.

            Assim, neste dia, às 10 horas, faremos um minuto de silêncio, em frente ao edifício central da escola, convocando a comunidade educativa, cuja presença dará expressão e dimensão a esta memória. No jardim, que fica em frente a este edifício, ficará um tronco recortado, onde se gravou “Homenagem às Vitimas Covid 19 – Memória e Futuro”. Também, nesta altura, serão plantadas várias árvores, cujo processo de preparação do terreno, plantação e manutenção ficará a cargo dos alunos, adquirindo, por esta forma, um significado superior.  Ainda neste dia, às 17 horas, os sinos da igreja da Aldeio do Souto irão tocar, como sinal de respeito e homenagem.

             

            Oração de Taizé

            Data da atividade: 23.10.2021

            Local da atividade: Castelo Branco, Fundão

            No dia 23 de Outubro, pelas 21h, decorrerá, na Igreja Matriz do Fundão, uma oração ao estilo de Taizé, dinamizada pelos jovens da Paróquia do Fundão, na qual serão lembradas as vítimas da pandemia.

             

            Perder... Aprender... Valorizar...

            Data de início: 20.10.2021
            Data de fim: 01.11.2021

            Local da atividade: Castelo Branco, Fundão

            A intenção da nossa iniciativa será prestar homenagem a todas as pessoas que de alguma forma foram afetadas nas diversas esferas da sua vida  pela pandemia COVID 19, em especial a todas as vitimas mortais desta doença.

            Desta forma os adultos maiores residentes no Hotel Sénior Príncipe da Beira da Santa Casa da Misericórdia do Fundão pretendem construir um memorial dedicado a esta causa, tendo definido a data de 1 de Novembro para a formalização do mesmo.

             

            Sementes de Esperança

            Data da iniciativa: 22.10.2021

            Local da atividade: Castelo Branco, Covilhã

            No dia 22 iremos plantar 4 carvalhos (espécie autóctone da região) no recinto escolar, simbolizando as vitimas mortais, os doentes recuperados, os cuidadores na área da saúde e todos aqueles que asseguraram que os produtos e os serviços chegassem até nós.

            Junto dos carvalhos iremos colocar/plantar bandeirinhas com nomes de pessoas envolvidas.

            Os alunos do Projeto SER+ da Escola Secundária Quinta das Palmeiras da Covilhã irão tomar “conta” desta quatro árvores durante o ano letivo “semeando a esperança”

            VII Ciclo de Saúde Mental do Fundão «Luto em Tempo de Pandemia»

            Data de início: 13.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            À semelhança de anos anteriores, a Unidade de Cuidados na Comunidade do Fundão (Centro de Saúde do Fundão) em parceria com as Associações Entrelaços e Pinús Verde vão  realizar o VII Ciclo de Saúde Mental do Fundão – O Luto em tempo de Pandemia. Desta feita o ciclo irá decorrer entre os dias 9 a 24 de outubro com diversas atividades e conferências:

            • Workshops – Marcadores de lã; Vamos tricotar juntos; Educação para a Morte (online); Taças Tibetanas.
            • Conferências –  Luto em Tempo de Pandemia; Desatar o Nó do Luto.
            • Filme – Luto em tempo de pandemia (projeto Matriz).
            • Caminhada – Pela Saúde Mental Todos os Passos Contam

            Coimbra

            Contar e Renascer

            Data de início: 18.10.2021
            Data de fim: 26.11.2021

            Local da atividade: Coimbra, Vila Nova de Poiares

            O projeto “Contar e Renascer” irá ser desenvolvido na disciplina de Cidadania e pretende que os alunos do 2º ciclo abordem familiares e amigos, com o intuito de gravar testemunhos sobre as suas experiências durante o período de confinamento.

            Os alunos irão recolher essas declarações através de vídeos, que depois serão editados e colocados nas plataformas digitais e redes sociais do Agrupamento.

            Esta iniciativa pretende ainda um debate na aula de Cidadania sobre o tema.

            De forma a assinalar o término do projeto e no âmbito da Semana da Floresta Autóctone, os alunos de quinto e sexto ano, irão semear 14 árvores que irão simbolizar as 14 vidas perdidas devido ao Covid-19 no concelho de VN Poiares.

            "Festa de Natal dos Avós", Escola D.Dinis Coimbra

            Data de início: 17.10.2021
            Data de fim: 17.12.2021

            Local da atividade: Coimbra, Eiras

            Vai decorrer a “Festa dos Avós”, no último dia de aulas do 1ºperíodo, na Escola D.Dinis em Coimbra. Esta atividade envolve todos os alunos da escola do 3ºciclo, docentes e os avós/pais dos alunos. No programa desta festa estão incluídos recitação de poemas escolhidos pelos alunos em homenagem aos avós e todos os que partiram no decorrer da pandemia.

            As fotos dos poemas serão publicados mais tarde.

            In Memoriam Covid-19

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            Local da atividade: Coimbra, Montemor-o-Velho, União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões

            Divulgação de vídeo com leitura de poema original de Carlos Cunha sobre a Covid-19.

            Jornada de Memória e Esperança no Monte Formoso

            Data de início: 23.10.2021
            Data de fim: 25.10.2021

            Local da atividade: Coimbra

            A Associação de Moradores pretende plantar uma árvore no Jardim Cidade Halle-Monte Formoso em Coimbra e no final fazer um minuto de silêncio em memória de todas as vítimas da pandemia COVID-19, em data ainda a definir (no dia 23 de outubro sábado, ou no dia 25 de outubro, segunda-feira) No final da plantação seria feito um minuto de silêncio e seriam recordados todos os que faleceram no bairro do Monte Formoso, decorrente da COVID-19.

            Rap "Principal Medalha"

            Data da atividade: 17.10.2021

            Local da atividade: Coimbra, União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades

            Principal Medalha

            Não vamos esquecer quem partiu sozinho,

            Tantos familiares ficaram sem caminho!

            Não vamos esquecer quem partiu sozinho,

            Tantos familiares ficaram sem caminho!

            E foi difícil…

            E foi difícil…

            Muita dor vivida, mas vamos sarar a ferida pois há esperança nesta vida!

            Siga em frente, fazendo o luto que a pandemia trouxe, dia após dia!

            Tirou-nos a alegria, mas vamos lutar, unidos e com a cabeça fria!

            Linha da frente é para manter de pé,

            Fé já temos! Só queremos remar contra a maré!

            Já chegámos até aqui, isso que ninguém esqueça, por favor!

            Cada um é testemunha e ator, e chega de dor!

            Preparar o futuro, é essencial, eu juro!

            Temos saudades de respirar o ar puro, sem máscara a fazer de muro,

            Sair deste quarto escuro e ajudar quem mais carece,

            Dar vacinas, reduzindo stress!

            Manter a prece perante a tempestade! Eu digo

            “Conta comigo, mano, e eu conto contigo”!

            Manter a prece perante a tempestade! Eu digo

            “Conta comigo, mano, e eu conto contigo”!

            Não vamos esquecer quem partiu sozinho,

            Tantos familiares ficaram sem caminho!

            Não vamos esquecer quem partiu sozinho,

            Tantos familiares ficaram sem caminho!

            E foi difícil…

            E foi difícil…

            Muita força para quem viu menos um lugar na mesa,

            Mas que a memória nunca falhe e nunca esqueça!

            As pessoas são eternas, aconteça o que aconteça! Obrigado

            Por ouvires esta canção! Isso dá-me crença, estamos no mesmo lado!

            E eu só paro quando? Nunca! Pois a corrida é pesada.

            Mas ajudemo-nos e venceremos a batalha!

            Que a SAÚDE seja sempre a Principal Medalha!

            A Principal Medalha, a Principal Medalha!

            Não vamos esquecer quem partiu sozinho,

            Tantos familiares ficaram sem caminho!

            Não vamos esquecer quem partiu sozinho,

            Tantos familiares ficaram sem caminho!

            E foi difícil…

            E foi difícil…

             

            A palavra escrita e cantada é acompanhada de um desenho feito por um aluno do 7.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Anadia, no ano letivo de 2020-2021, no âmbito de uma atividade de articulação curricular da biblioteca escolar com a disciplina de Educação Visual, “Natal perto dos avós”. A necessidade de um abraço caloroso, a exteriorização de afetos, o anseio pela companhia e carinho dos avós, eis o que ilustra este desenho, bem como os outros que servem de mote ao desenvolvimento da iniciativa do AE de Anadia e submetida neste site, “Relançar a Esperança”.

            Évora

            Memória e Esperança... Vozes

            Data de início: 16.10.2021
            Data de fim: 29.11.2021

            Local da atividade: Évora, Vendas Novas

            O Agrupamento de Escolas de Vendas Novas participa nesta jornada cívica nacional com  o tópico A pandemia, os media e nós.

            Na biblioteca, a visualização de um vídeo realizado por uma aluna, no âmbito do Concurso Media@ção (A minha experiência com os media em tempos de pandemia-menção honrosa), serve de contextualização para a verbalização de experiências, o debate e reflexão em grupo turma. Posteriormente, para  darmos voz às nossas crianças e jovens regista-se em áudio, palavras, frases, sentimentos e emoções que transpareceram no final das sessões dando resposta às seguintes questões:

            Como seria o tempo de pandemia sem os media?
            O que aprendemos com a pandemia?
            O que desejamos depois da pandemia?

            Estes pequenos podcasts estarão disponíveis durante a próxima semana para todo o agrupamento ter a oportunidade de comungar o espírito desta Jornada de Memória & Esperança.

            Em articulação com a biblioteca escolar, participaram todas as quatro turmas do 8º ano em Cidadania e Desenvolvimento e duas do 12º ano,  nas disciplinas de Português e Biologia.

            Esta atividade integra o programa do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e está divulgada na página/blogue da Biblioteca Escolar.

            Faro

            Messages of Hope and Positivity

            Data da atividade: 24.10.2021

            Local da atividade: Faro, Loulé, Boliqueime

            Association Safe Communities Portugal will promote its initiative on its website, which records message of hope and positivity to help people through the pandemic.  To help cope with this, our page  contains the most inspirational and positive comments that people have recently posted on our Facebook page and from across the world. Please read them because as a result you will feel better.  We will celebrate and promote this on Sunday 24th October at 1000 hrs.

            Uma Ponte com o Futuro

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Faro, Portimão

            No dia 22 de outubro, o Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão participou na iniciativa Jornada Memória e Esperança, através da ação “Uma Ponte com o Futuro”. Esta ação esteve integrada numa iniciativa nacional, realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, com os seguintes objetivos: homenagear as pessoas que partiram na sequência da pandemia de Covid-19, bem como todos aqueles que trabalharam (e continuam a trabalhar) para ajudar durante todo este processo; refletir e partilhar sobre as vivências durante o confinamento; estimular a esperança num futuro melhor.

            Na escola sede, este dia foi assinalado através da elaboração de um arco-íris gigante. À entrada da escola, foi colocado papel de cenário. Todos aqueles que entraram no espaço escolar (alunos, funcionários, docentes, encarregados de educação), foram convidados a deixar a marca da sua mão no arco-íris, com tinta colorida.

            O resultado desta atividade será divulgada nas redes sociais e website do agrupamento, onde também será explicado que no Domingo, dia 24, o Presidente da República marcará presença na cerimónia de encerramento, no Hospital Santa Maria, em Lisboa. Os sinos das igrejas e as sirenes dos bombeiros deverão tocar, ao meio-dia, durante três minutos. À noite, a população poderá juntar-se à homenagem, colocando uma vela à janela. Assim, através dos canais de comunicação digital, convidaremos os nossos alunos e encarregados de educação a juntar-se a esta homenagem.

            Guarda

            O cantinho da memória

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Guarda, Fornos de Algodres

            A iniciativa do nosso agrupamento envolve os alunos desde o 1ºCEB até ao Ensino Secundário e decorrerá no dia 22 pelas 10:40h. Neste momento far-se-á a inauguração do espaço “O cantinho da memória” do qual fará parte um mural onde alunos, professores, assistentes técnicos e operacionais, pais, autarquia foram convidados a registar frases alusivas ao tema da atividade. Ficará também gravado o poema “À DESCOBERTA DO AMOR” de Mahatma Gandhi. Será também interpretada por alunos da escola a canção “Imagine” dos The Beatles.

            Pretende-se que este seja um espaço bucólico onde se possa estar, ler um livro, comer, etc usufruindo da sombra das árvores e de uma pausa reparadora ou, quem sabe, de uma aula diferente.

            Simultaneamente será plantada uma árvore, nesse espaço, em memória dos que partiram, devido à Covid-19, e que representa a esperança que se deposita na construção de uma sociedade mais solidária, mais justa e mais igualitária. Com esse gesto simbólico, que pretendemos imbuído do gene dessa esperança, procuramos reforçar uma das ideias em que se fundam os alicerces da escola e que é a de que “Todos contam!”. Fortalecidos por tal ideia, queremos ser exemplo vivo, sobretudo para os mais novos, do verso imortal do imortal poeta Vinicius de Moraes “É impossível ser feliz sozinho”.

            Leiria

            Isolados e afastados, mas artistas na esperança

            Data de início: 24.10.2021
            Data de fim: 31.10.2021

            Local da atividade: Leiria, Pombal, Almagreira – recinto do Museu Etnográfico

            Os promotores da iniciativa, a Artista Plástica, a Junta de Freguesia de Almagreira e o Museu Etnográfico de Almagreira convidaram o  Centro Escolar e o  Centro Social e Paroquial, e o publico em geral (comunidade e visitantes do museu) a participarem nesta jornada, sendo a abordagem feita a partir de instalações artísticas, finalizando na criação de um mural.

            Será proposto  aos participantes uma visita interativa, circulando pelas instalações artísticas evocativas das realidades e sentimentos vividos pelas pessoas durante a pandemia. Numa primeira fase, permitir a expressão verbal sobre o que veem, o que sentem. Depois o artista explica o que criou, e os participantes expressam-se sobre as emoções evocadas pelo artista na instalação.

            Na segunda fase, é proposto  a participação num mural, através da escrita, desenhos e pintura, colagens… sugerindo  a cada um que se expresse sobre o que foi vivido, que possa agradecer ou homenagear, mas também expressar a alegria, amizade e aspetos positivos que definem a esperança.

            – Aos grupos da comunidade educativa e do Centro Social (valência lar), será dada uma planta “Memoria e Esperança” para plantarem nos respetivos jardins. O museu plantará no jardim do recinto da iniciativa, e a junta de freguesia num dos canteiros dos espaços públicos.

            – Será proposto aos visitantes do museu a visita  interativa das instalações artísticas até 31 de outubro, mas a participação no mural será até 12 de Dezembro. Os quatro painéis – memória da jornada, serão distribuídos e expostos nas instituições participantes : museu, junta de freguesia, centro escolar e centro social.

            Mural "Memória & Esperança"

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 29.10.2021

            Local da atividade: Leiria

            A atividade será dinamizada pelos professores de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Orientação Escolar, nas respetivas disciplinas.

            Pretende-se que o Mural seja um “lugar” onde cada um poderá expressar as suas emoções, pensamentos, vivências (…) que resultaram de todo o contexto pandémico. Será uma forma de homenagear os que partiram e os que mais sofreram com a pandemia, mas também se constituirá como um sinal de esperança no futuro e na capacidade que a sociedade tem para ultrapassar as barreiras que se vão impondo, sobretudo quando a solidariedade se manifesta.

            Assim, já foram distribuídos cartões pela comunidade escolar (alunos, pessoal docente e não docente) para que cada um se expressasse através do desenho, da palavra, da fotografia ou de qualquer outra forma. Serão estes cartões que, no dia 22 de outubro, formarão o Mural da Memória & Esperança do nosso Agrupamento.

            O que a máscara (não) protegeu

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 29.10.2021

            Local da atividade: Leiria, Bombarral

            Durante uma aula de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos serão convidados a registar ideias/pensamentos/dedicatórias/ emoções/homenagens que representem de alguma forma o que viveram durante estes 18 meses de pandemia.

            Exemplos

            • Uma memória sobre alguém que perderam (direta ou indiretamente devido ao Covid 19).
            • Homenagem a alguém de quem estiveram fisicamente afastados (avós por exemplo) ou àqueles que sofreram com a solidão e o afastamento da família.
            • Uma homenagem a alguém que continuou a trabalhar e não pôde ficar confinado (familiar ou não).
            • Poderá ser um agradecimento a alguém que foi muito importante durante este período (um vizinho, um amigo, um professor…).
            • Assinalar um ato de solidariedade de que foram testemunhas ou do qual ouviram falar.
            • Outro …

             

            • Colocam as mensagens (de forma anónima ou não) numa caixa e as mesmas serão lidas e refletidas em grupo.
            • A turma escolherá as 3 mensagens que considera mais “inspiradoras”.
            • As mensagens selecionadas serão registadas na parte da frente de três máscaras para serem expostas no átrio da escola.

            No dia 22 de outubro será realizada uma pequena cerimónia de reflexão conjunta no átrio da escola acompanhada da leitura de alguns poemas e da apresentação de algumas peças musicais.

            Um minuto de silêncio

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Leiria

            A atividade consiste em reunir toda a comunidade escolar no átrio da escola, em ler um pequeno texto sobre o que aconteceu no último ano e meio com a pandemia, acender uma vela e fazer um minuto de silêncio.

            Lisboa

            Afirmar a esperança... contributo da tertúlia Roda de Leitura

            Data de início: 6.10.2021
            Data de fim: 19.10.2021

            Localização: Lisboa, Lumiar

            A propósito do Manifesto, foi proposto que, em Outubro, lembrássemos o tempo da pandemia. Ou seja, à nossa medida, a RODA DE LEITURA (somos oito mulheres que, durante a pandemia, mantiveram a roda a rodar) poderia também participar neste movimento de lembrança e reconhecimento e contribuir com o que sabemos fazer. A proposta foi a seguinte: escolher um texto – prosa ou poesia – cujo mote, retirado do Manifesto, seria: “Afirmar a esperança…”

            A memória ou a história pessoal, o que importa mais?

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 29.10.2021

            Localização: Lisboa, Escola Secundária D. Luísa de Gusmão

            Os alunos das cinco turmas de Psicologia B, do 12º ano da  Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão, em Lisboa, vão participar com trabalhos subordinados ao tema “A memória ou a história pessoal, o que importa mais?”

            Far-se-á uma exposição com os cartazes relativos à temática,  nas paredes das escadas sul da Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão.

            Realização ainda de um mural onde todos os alunos do agrupamento, professores, funcionários e EE poderão escrever os nomes dos familiares ou amigos que morreram pela COVID 19 ou por outras doenças durante  este período de pandemia, e respetivas mensagens de homenagem.

            No intervalo da manhã, ter-se-á um momento musical interpretado por alunos da Escola.

            Há ideia também de deixar fitas no portão da escola, e/ou balões brancos… em memória de…o projeto ainda está em aberto…pois deseja-se e tem-se pedido  a participação dos alunos, professores e funcionários para este projeto.

            Árvore da Esperança vai ser plantada no EUL

            Data da atividade: 24.10.2021

            Localização: Lisboa

            Com o apoio da reitoria da Universidade de Lisboa e organizada pela Comissão Promotora da Jornada da Memória e da Esperança, realiza-se a partir das 16h00 do próximo domingo, dia 24 de outubro, a cerimónia de plantação da Árvore da Esperança nos terrenos vizinhos do Pavilhão 1 do Estádio Universitário, em Lisboa. Estão todos Convidados!

            O ato pretende dar corpo à esperança numa sociedade mais justa, mais igualitária e mais solidária, a única que permitirá ao país e ao planeta superarem de vez a pandemia com que nos confrontamos.

            A escolha de uma localização próxima do Pavilhão 1 teve em conta o facto de este equipamento da Universidade de Lisboa ter sido convertido, graças à convergência de várias instituições e serviços, no centro que maior número de vacinas distribuiu à população portuguesa, contribuindo de modo decisivo para que Portugal fosse o primeiro país do mundo a ter 85 por cento da sua população compeletamente vacinada.

            Bandas no Rossio pela Memória e pela Esperança

            Data da atividade: 24.10.2021

            Localização: Lisboa, Rossio

            A partir das 11h00 de domingo, dia 24 de outubro, várias bandas, entre elas a Banda de Música da Armada e a Banda de Música da Força Aérea, tocam no Rossio em Memória de todas as vítimas da pandemia e pela Esperança num país mais solidário e fraterno.

            Cerimónia de enceramento da Jornada da Memória e da Esperança

            Data da atividade: 24.10.2021

            Localização: Lisboa

            A cerimónia de encerramento da Jornada da Memória e da Esperança decorre na tarde de domingo, dia 24 de outubro, a partir das 18h00, no relvado diante da fachada principal do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Ao ato preside Sua Excelência o Presidente da República. Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República e outras individualidades estarão também presentes.

            Durante a cerimónia será plantada a Árvore da Memória em homenagem a todas as vítimas da pandemia, aos profissionais de todas as áreas que cuidaram dos portugueses mais diretamente atingidos e mantiveram viva e a funcionar uma sociedade confinada. O Hospital de Santa Maria foi o local escolhido por ter sido a unidade de saúde que maior número de portugueses com covid-19 tratou. A memória que se pretende sublinhar inclui os gestos de solidariedade, cuidado e dedicação que marcaram os momentos mais críticos da pandemia e são portadores de esperança para o futuro a construir.

            Desenrolar da Cerimónia:

            • 18:00 – Chegada de Sua Excelência o Presidente da República;
            • 18:15 – As Bandas da Carris e de Marvila tocam em simultâneo um trecho musical;
            • 18:20 – Plantação da Árvore da Memória (um carvalho) seguida de largada de pombos;
            • 18:30 – Breves palavras de acolhimento por parte do presidente do CA do HSM seguido de algumas palavras de agradecimento por parte de um membro da Comissão Promotora
            • 18:50 –  Encerramento por Sua Excelência o Presidente da República.

            No final as bandas presentes tocam o Hino Nacional.

            "CO(n)VIDamos-te a relembrar..."

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Vila Franca de Xira

            Com o objetivo de participar na jornada de memória, luto e afirmação de esperança, que se realiza de 22 a 24 de outubro próximo, iniciativa que pretende fazer memória das vítimas da pandemia da Covid-19, homenagear todos quantos se entregaram ao atendimento dos que foram contagiados e valorizar as histórias, aprendizagens, pontos de vista e os sonhos que as crianças e jovens fizeram nesta pandemia, envolvendo, igualmente, todos os membros da comunidade escolar, o Agrupamento de Escolas Alves Redol convida os professores a divulgar e a dinamizar a seguinte ação junto dos alunos, pais e encarregados de educação:

            – produção de um Memorial Digital que dê voz aos testemunhos dos alunos, professores, pais, encarregados de educação e pessoal não docente do Agrupamento sobre a experiência de confinamento; podem, igualmente, recordar os que morreram, os que sofreram, bem como os que trabalharam e lutaram para que superássemos a pandemia com sucesso; projetar os seus olhares no futuro, entre outras questões relacionadas com a temática. Cabe aos alunos, em conjunto com os professores, a escolha das temáticas que querem desenvolver no Memorial Digital.

            Os testemunhos para o Memorial Digital deverão ser gravados e enviados, com a devida autorização para publicação na página do Agrupamento.

            Este documento será dado a conhecer no site do Agrupamento, ao longo dos dias 22, 23 e 24 de outubro e, se possível, nos intervalos das atividades letivas e no espaço da sala de aula, como elemento promotor de reflexão.

            Programação:

            – no dia 22 de outubro, será feito um minuto de silêncio em todas as escolas do Agrupamento, ao qual se seguirá a plantação de uma árvore (à mesma hora). Junto a cada árvore deverá constar, por exemplo, “Em memória de todos os heróis da pandemia”. Sugerimos que a “placa”  e o texto sejam construídos pelos alunos com a colaboração dos professores de Educação Tecnológica e/ou  Educação Visual.

            O discurso inaugural será da responsabilidade dos alunos.

            O encerramento das atividades terá lugar ainda no dia 22 de outubro, com o lançamento de balões pela comunidade escolar do Agrupamento.

            Culto com momentos de "Memória e Esperança"

            Data da atividade: 24.10.2021

            A Igreja Evangélica Presbiteriana de Lisboa (IEPL) celebrará, às 11 horas do dia 24 de outubro de 2021, em Campo de Ourique (R. Tomás de Anunciação, 56-D), o seu habitual Culto de Louvor com Eucaristia, cuja liturgia incluirá vários momentos dedicados ao tema “Memória e Esperança”. Um tempo de oração, meditação e louvor numa comunidade de matriz Reformada e ecuménica, que acolhe quem chega, vive a fé e crê no amor incondicional de Deus que a todos/as abraça.

            Diário de uma pandemia - Exposição de fotografia

            Data de início: 15.10.2021
            Data de fim: 13.11.2021

            Local da atividade: Lisboa, Oeiras

            Apresentação no Núcleo Central do Taguspark da exposição fotográfica organizada pela associação cultural CC11. Um retrato da vida quotidiana feito por fotógrafos e fotojornalistas durante o período inicial da pandemia de covid-19. Dezoito meses após a chegada a Portugal da pandemia, a associação cultural CC11 apresenta a exposição fotográfica DIÁRIO DE UMA PANDEMIA, envolvendo mais de 130 fotógrafos, que nos relatam estes dias que alteraram de forma brusca o panorama dos portugueses. A exposição é constituída por quatro módulos, que têm a fotografia e a informação como seu fio condutor: EVERYDAYCOVID, projecto fotográfico criado no Instagram, onde 119 fotógrafos e fotojornalistas portugueses, entre eles oito editores que diariamente os seleccionavam, publicavam registos fotográficos da primeira quarentena; RETRATOS DE PORTUGAL PELAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS, uma selecção de fotografias das agências AFP, AP, Getty Images, Lusa/EPA e Reuters, que fazem o relato visual de como Portugal reagiu à pandemia; DIAS DA PANDEMIA PELA IMPRENSA NACIONAL, uma linha de tempo entre Março e Julho de 2020, contada pelas capas dos jornais e revistas portuguesas, a partir de uma selecção do editor João Paulo Cotrim; e CLARO E ESCURO, de Luísa Ferreira, autora de inúmeras exposições e livros, que nos traz o seu olhar crítico e intimista sobre a pandemia. Sendo uma iniciativa anterior à Jornada Memória e Esperança, a Exposição associa-se deste modo a ela. Horário: Segunda a Sábado, das 9h às 19h. Entrada livre.

            É possível olhar para o futuro com otimismo? Vozes dos jovens.

            Data de início: 13.10.2021
            Data de fim: 21.10.2021

            Local da atividade: Lisboa

            No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa dos cursos de licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas e Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa, os jovens do primeiro ano são chamados a falar sobre o futuro que desejam.

            Num primeiro momento, faz-se um rememorar da vivência íntima do período da pandemia, para posteriormente nos pensarmos como comunidade, procurando responder à pergunta: “Num certo sentido tudo foi posto em causa pela pandemia. É possível olhar para o futuro com otimismo?”.

            Os alunos escreverão ensaios de reflexão individual, mas considerando um contexto coletivo, a partir do apelo do Cardeal-Poeta, Tolentino Mendonça, em Fátima: [Jovens,] ousem sonhar um mundo melhor. Sintam que o futuro depende da qualidade e da consistência dos vossos sonhos. (13-05-2021).

            Os trabalhos serão publicados online, no fim de semana da Jornada, em endereço a disponibilizar posteriormente.

            Encontro aberto do Grupo de Animação Comunitária

            Data da atividade: 23.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Campo de Ourique

            O Grupo de Animação Comunitária é um grupo informal e autónomo, nascido no âmbito da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, nos anos 90,  que depressa se tornou um grupo de cooperação intersetorial, focado na aprendizagem e partilha de experiências comunitárias  que constituam processos de conscientização e praxis no sentido da construção conjunta de caminhos de desenvolvimento das pessoas e comunidades. Suspendeu a sua atividade em março de 2020, em virtude da pandemia covid. Decidiu retomá-la através deste encontro, para reflexão e debate sobre o impacto da pandemia nas nossas vidas e o que está ao nosso alcance fazer para construirmos um futuro melhor.

            Aos participantes nos encontros do Grupo de Animação Comunitária e outras pessoas interessadas:

            Foi há cerca de um ano e meio que o GAC decidiu suspender os seus encontros, tendo em conta os riscos existentes com a pandemia Covid-19.
            Entretanto, dada a evolução positiva dos últimos meses, a equipa promotora começou a ponderar sobre a oportunidade de recomeço destes encontros, em condições adequadas.

            Acontece também que vários de nós estamos a participar na realização de uma iniciativa pública — Memória e Esperança 2021 — uma Jornada focada nos processos de conscientização e superação dos traumas inerentes à pandemia Covid-19, desde o nível pessoal ao comunitário, no nosso país e no mundo. Esta Jornada, que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, irá decorrer nos dias 22, 23 e 24 de outubro, procurando integrar nesses dias muitas iniciativas em diferentes pontos do país, promovidas por grupos, escolas, associações, etc (para conhecer o manifesto, os subscritores e as iniciativas que se vão inscrevendo, basta procurar o site https://memoriaeesperanca.pt ).

            Ora, sendo o GAC um grupo informal nascido no âmbito da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública e aberto a todas as pessoas interessadas nos processos de animação comunitária, pensámos que a retoma dos nossos encontros tinha particular relevância com a sua integração nesta iniciativa, tendo como ponto de partida as nossas próprias experiências e vivências e apontando para os caminhos que urge (re)construir para que se reforce a nossa esperança num futuro melhor.

            Assim, anunciamos a realização de um encontro do GAC no sábado, dia 23/10/2021 entre as 10h30 e as 16 horas na Padaria do Povo, na rua Luís Dérouet, nº20, Campo de Ourique, Lisboa (intervalo para almoço entre as 12h30 e as 14h, podendo-se almoçar na Padaria do Povo).

            — Manter-se-á o uso de máscara e o distanciamento na sala de reunião;

            — Não haverá prelectores convidados, uma vez que todos os presentes serão desafiados a partilhar as suas experiências e reflexões, partindo-se daí para a conscientização e para a construção de uma praxis que venha a sustentar os caminhos que desejamos para o futuro;

            — Pede-se para quem queira vir ao encontro nos informe até terça-feira, 19/10, referindo se almoça na Padaria do Povo, para efeitos da organização logística (Contactos através do e-mail mjose7777@sapo.pt ou tlm 963084999)

            — Para quem não possa deslocar-se para vir ao encontro, ou considere não dever correr riscos para a saúde numa reunião presencial, está combinado com a ANMSP poder-se utilizar o sistema Zoom, pelo que se pede às pessoas interessadas nesta opção o favor de nos contactarem por Mail até dia 21/10, a fim de lhes fazer chegar o respetivo link;

            — Informa-se também que, pelas 16h30 irá decorrer no coreto do Jardim da Parada um concerto, igualmente integrado na Jornada de Memória e Esperança 2021 — concerto para não esquecer o que vivemos durante a pandemia e para cantar a esperança num futuro melhor. O Jazz Dixie Gang, que realizará o concerto, convida todos a aparecer vestidos de branco, ou, pelo menos, com uma peça de vestuário de cor branca. (no site, na rubrica “Iniciativas “ há mais informações sobre este grupo).

            Estendal das Máscaras

            Data de início: 25.10.2021
            Data de fim: 31.12.2021

            Local da atividade: Lisboa, Sintra, Rio de Mouro

            No dia 25 de outubro, os alunos do Jardim de Infância e do 1º ciclo do ensino básico do Conservatório de Música de Sintra inauguraram a exposição  Estendal das Máscaras, convidando a restante comunidade escolar a aderir e a deixar, neste estendal, uma máscara de tecido que já não esteja a ser usada ou a construir e decorar uma máscara de papel, na qual possam escrever e partilhar um sonho de futuro. Plantaram também um pessegueiro, simbolizando a crença num futuro melhor.

            Evangélicos com Memória e Esperança

            Data de início: 23.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Benfica

            Memória & Esperança

            Uma jornada solidária e nacional

            Naquele dia, a batalha fora dura, na montanha. Muitos faleceram, entre eles Saúl e Jónatas. Ao sabê-lo, impregnado de dor, David escreve um poema de lamento e luto, em que expressa a sua tristeza e celebra também a vida dos que partiram. A dada altura, diz: “Como caíram os poderosos, no meio da peleja!” (II Samuel 1:25)

            Pandemia e luto

            Estas palavras vêm-me à mente, a propósito de 1 ano e meio de verdadeira peleja, que temos travado no nosso país, como tem sucedido em todo o mundo, contra um vírus minúsculo, silencioso e mortífero. E muitos já “caíram no meio da peleja.” Só em Portugal já seultrapassaram os 18000 óbitos associados ao COVID 19, para além das muitas pessoas que, tendo sobrevivido, ficaram com sequelas. Têm sido tempos de apreensão, de perdas, em lutos que não tiveram como se processar devidamente, pela impossibilidade de acompanhar entes queridos nos momentos finais, por cerimónias fúnebres de participação deveras limitada, ou mesmo pela ausência imposta por isolamento profilático, pela impossibilidade do abraço e do beijo tão portugueses, por expressões faciais limitadas por máscaras…

            Neste contexto, surge uma jornada de memória, luto e afirmação da esperança, marcada para os dias 22-23-24 de Outubro de 2021. Designada como Memória & Esperança, irá traduzir-se num leque diversificado de iniciativas que terão como objectivo focar a Memória dos que partiram e/ou a Esperança num futuro mais justo para todos.

            Vamos celebrar a memória de quem partiu

            Em momentos de luto, o lamento e a celebração podem estar de mãos dadas, combinando-se harmoniosamente. Lamento pela perda afectiva, pela dor da ausência. Celebração pela vida de quem partiu, pela sua riqueza e singularidade, e gratidão pelo tempo que foi oferecido para desfrutarmos dela. Assim fez David, que neste seu poema lamenta e celebra. Não se trata do culto aos mortosnem de oração em seu favor, que não praticamos pois não encontramos suporte bíblico para tal, mas o reconhecimento e a homenagem pelas suas vidas.

            Vamos fomentar a esperança

            Ao luto associa-se, frequentemente, o desalento e a inércia. Contudo, enquanto ainda se continua a falecer por COVID, é premente fazer desabrochar a esperança. E o que significa ter esperança? A pergunta pode remeter-nos para um olhar sobre o horizonte, dia após dia, na espera passiva de que algo novo e benéfico venha a emergir e a alterar o cenário de vida, pessoal, familiar ou social. Contudo, como o teólogo Moltmann refere, a esperançapode ser operante, uma forma de construção. Porque esperamos, então caminhamos, preparamos, empenhamo-nos. É necessário promovê-la entre nós, encorajando-nos uns aos outros nesse sentido.

            Como poderei aderir?

            A Aliança Evangélica Portuguesa associa-se a esta jornada, e incentiva os seus membros a envolver-se. Serão muitas as iniciativas locais nesse sentido. Até mesmo o culto de domingo, dia 24, será um momento propício à homenagem e à esperança.

            Floresta Memória & Esperança

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Freguesia da Penha de França

            Irá ser realizada a plantação de uma árvore em cada escola pública de 1º ciclo e JI, da freguesia. Nomeadamente na escola Arq. Victor Palla, Escola Patrício Prazeres, Escola Professor Oliveira Marques e Escola Actor Vale, por forma a simbolizar todas as pessoas que direta ou indiretamente foram atingidas pela pandemia.

            Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso (ACM) associa-se à Jornada Memória e Esperança

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            Local da atividade: Lisboa

            Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso (GT DIR), do Alto Comissariado para as Migrações, associa-se à Jornada Memória e Esperança (22-24 de outubro de 2021)

            A pandemia trouxe luto e pesar para muitos, e os sucessivos confinamentos abalaram famílias, empresas e nações. Mas por entre a aflição, acabou por dominar a resposta atenta e pró-ativa de inúmeras pessoas e autoridades a este desafio geracional. As confissões que representamos testemunharam-na em primeira mão ao colaborarem, quando possível, nas redes de solidariedade local e ao ajustarem as atividades religiosas à emergência sanitária e social.

            Associamo-nos, por isso, com convicção a esta jornada nacional. Evocamos quantos faleceram – membros ou não das nossas comunidades.

            Compreendemos a tristeza dos que sofreram perdas irreparáveis de familiares e amigos. Agradecemos a todos – com destaque para os profissionais de saúde – que nos asseguraram os serviços e abastecimento essenciais durante os períodos de confinamento.

            A rede de confissões que representamos ajuda-nos a entrever o percurso espiritual que muitos foram levados a empreender durante a pandemia. O receio de infeção, ampliado por sucessivos confinamentos, convidou muitos a revisitar opções de vida e testar relações. Não são caminhos fáceis de trilhar. Neles há luzes, mas também sombras e desamparo.

            No limiar de uma nova etapa coletiva, os nossos votos são, por isso: que saibamos revisitar o património espiritual das nossas múltiplas tradições e nele encontrar a resiliência, a solidariedade e a esperança para repensar o nosso cuidado pelo mundo e a nossa vida em comunidade; e que juntos ergamos uma sociedade fraterna onde se valorize o que há de verdadeiramente humano na diversidade das nossas religiões e culturas.

            Jazz no coreto para não esquecer

            Data da iniciativa: 23.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Jardim da Parada (Campo de Ourique)

            Sábado, dia 23 de outubro, a partir das 16h30, o grupo de Jazz Dixie Gang toca no coreto do Jardim da Parada de Campo de Ourique em Lisboa para não deixar esquecer o que vivemos durante a pandemia, para cantar a esperança num futuro melhor. Todos são convidados a aparecer vestidos de branco, ou, pelo menos, com uma peça de vestuário branca.

            O Dixie Gang nasceu em 1991 de uma paixão pelo Jazz tradicional de New Orleans (também conhecido como Dixieland). Já editou três CDs: “Jazz Me Blues” (1999), “Pimenta da Terra” (2005) e “Um Quarto do Século” (2017). É composto por sete elementos

            João Viana, médico de profissão, trata o CORNETIM com o mesmo cuidado com que trata os seus tubos de ensaio. Claus Nymark, músico profissional, prova-nos que da Dinamarca não vem só boa cerveja, vêm também excelentes TROMBONES. É director de Big Bands. Paulo Gaspar, licenciado em CLARINETE pela Escola Superior de Música de Lisboa e solista da Banda da Armada. Gil Gonçalves é um virtuoso na TUBA e veio substituir um dos fundadores da banda, Jacinto Santos, que teve de emigrar. David Rodrigues, professor universitário, exerce Psicomotricidade aplicada no PIANO. Silas Oliveira, jornalista de profissão, toca, num BANJO digno de um museu, Blues das melhores colheitas. Rui Alves, músico profissional, é na BATERIA que marca os ritmos fortes e as subtilezas que enquadram este Jazz.

            Jornada de Memória & Esperança

            Data da iniciativa: 22.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Cadaval

            Os alunos de 5.º e 6.º anos, irão dinamizar a “Jornada Memória & Esperança”, uma iniciativa a nível nacional, objetivada para fazer memória das vítimas da pandemia do Covid-19 e homenagear todos quantos se entregaram ao atendimento dos que foram contagiados, em conjunto com a comunidade educativa, no próximo dia 22 de outubro, no recinto do Bloco IV, desenvolvendo as seguintes iniciativas:

            • 5º Ano (das 9h40 às 10h15)
            • 6º Ano (das 16h30 às 17h05)

            – No recinto de jogos, vamos formar um cordão humano e construir um círculo. Segue-se um minuto de silêncio em memória das vítimas da pandemia do Covid-19;

            – Ainda de mãos dadas, vamos transformar o círculo em coração. Depois vamos aplaudir, em homenagem a todos quantos se entregaram ao atendimento dos que foram contagiados;

            Ao longo do dia

            Cada turma do 2º ciclo, acompanhada pelos respectivos professores, e de acordo com um horário estipulado, irá fazer uma instalação de laços coloridos, no gradeamento próximo da portaria do Bloco IV, de modo a que o produto final seja um arco-íris.

            Pedimos a todos que tragam vestida, neste dia, uma T-shirt branca.

            – Colaboração da Câmara Municipal, na filmagem das iniciativas, com recurso a Drone.

            Meditação Metta - Amor Incondicional

            Data da atividade: 24.10.2021

            Local da atividade: Lisboa (Online)

            Metta em Pali significa bondade ou amor. O treino de Mindfulness permite alargar a nossa compreensão da realidade da vida, aumentando a nossa capacidade de empatia pelos outros. A prática semanal de Meditação Metta feita ao domingo, numa iniciativa da UBP, junta-se  à Jornada da Memória e Esperança na  evocação de todos quantos faleceram – membros ou não das nossas comunidades – durante a pandemia do Covid 19. Nesta prática de amor incondicional, teremos presente todos os que nos ajudaram com o seu empenho a ultrapassar este momento difícil a nível global e a eles ofereceremos o nosso agradecimento amoroso.

            Memória, educação e esperança

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Alvalade

            No próximo dia 22 de outubro, o Conselho Nacional de Educação irá plantar, no jardim anexo às suas instalações, uma oliveira (símbolo da paz, da vida e da perseverança).

            Para além de recordar os que partiram devido à pandemia Covid-19 e agradecer a todos os que, neste contexto, atenderam, cuidaram e continuam a cuidar dos que necessitam, pretende-se homenagear a memória da assessora do CNE, que nos deixou recentemente, e de quem sentiremos sempre saudade.

            Esta iniciativa evoca memória(s), com a esperança na construção de um futuro mais justo e equilibrado para a humanidade e na convicção de que a educação é um dos pilares fundamentais para esse propósito.

            Minuto de silêncio- Agrupamento de Escolas Miguel Torga

            Data de início: 21.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Queluz

            Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Monte Abraão, Queluz nos dias 21 e 22 de Outubro de 2021, cumprimento de Um Minuto de Silêncio, nas aulas desses dias.

            Mulheres com Memória & Esperança

            Data da atividade: 23.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Sintra, União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem

            De março a setembro, o Centro Evangélico de Vila Verde da Igreja Evangélica de Sintra foi usado como Centro de Vacinação Covid, servindo a população da zona rural ocidental do Concelho de Sintra, abrangendo as freguesias de Colares, União de Freg. de Almargem do Bispo e Pêro Pinheiro e Montelavar, União de Freg. de S. João das Lampas e Terrugem, e União de Freg. de Sintra.

            Na sequência deste serviço à população, iremos prestar Tributo aos que partiram. , no dia 23, pelas 15h00, com o programa: Agradecimento aos que cuidaram da saúde e minoraram o sofrimento em período de pandemia; plantação de uma oliveira no jardim do Centro Evangélico, oferecida pela equipa de vacinação; momento musical.

            Às 16h00 teremos uma celebração cristã com o seguinte programa: Viver para contar através de narrativas dos que foram afetados pela pandemia; Momento musical; Mensagem de Esperança com enfoque no Recomeçar; Momento de Convívio.

            Mural da Memória e Esperança

            Data de início: 21.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Carnide, Externato da Luz

            Os alunos do Externato da Luz vão pintar um mural de homenagem às vitimas da pandemia da COVID-19.

            O Meu COVID

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            Local da atividade: Loures, Escola Maria Veleda

            Pretende-se a apresentação online de um slide show com os testemunhos de alunos da Escola Básica Maria Veleda relatando a sua experiência pessoal/familiar/escolar sobre o que foi/tem sido viver durante a Pandemia.

            Para a realização do Memorial irá proceder-se à recolha dos mais variados testemunhos de alunos que estiveram positivos ou confinados, de alunos cujos encarregados de educação tiveram COVID ou mesmo relatos de alunos que, não tendo tido COVID, desejem participar exprimindo a sua opinião sobre o que sentiram durante o confinamento.

            Pandemia: como a vivemos... o que desejamos...

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 29.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Sintra, Rio de Mouro

            O Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos, propõe-se à construção de uma instalação cénica representativa de uma cidade onde as fachadas dos prédios transmitam mensagens dos alunos  sobre a conjuntura da pandemia e sobre o futuro que todos queremos. A instalação será colocada no átrio da escola.

            Com base nessa instalação será construído um Memorial Digital cujo produto final será divulgado através da página do Agrupamento.

            A partir de dia 22 e até dia 29 esse Memorial Digital será difundido pelas turmas do Agrupamento nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.

            Projeto de interdisciplinaridade de várias turmas de 7.º e 8.ºs anos, nas disciplinas de Educação Visual, Português, Matemática, Oficina de Projeto e Cidadania e Desenvolvimento.

            Patriarcado de Lisboa associa-se à Jornada Memória e Esperança

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            Local da atividade: Patriarcado de Lisboa

            O Patriarcado de Lisboa associa-se à Jornada Memória e Esperança através da divulgação da iniciativa na sua página digital (https://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?cont_=40&id=11032&tem=222) e com a evocação de uma ou mais das intenções a ela associadas nas Missas e reuniões que estão previstas para os dias 22, 23 e 24 de outubro.

            Performance Artística - Um passado presente... Uma esperança no olhar

            Data da atividade: 20.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Alcântara

            A Junta de Freguesia de Alcântara, por intermédio da Universidade Alcântara Sénior (UAS), realiza no dia 22 de outubro, entre as 12H30 e as 13H, no espaço exterior da Biblioteca de Alcântara (r. José Dias Coelho nº 27), uma performance artística, que contempla uma instalação artística (criada pelos alunos da disciplina de Pintura), uma apresentação de dança itinerante, recitação de poemas por alunos e contará com a participação do Coro da Junta de Freguesia. Este momento simbólico tem como fim, espelhar um passado presente, com esperança no olhar…

            Pintar no Jardim da Parada

            Data da atividade: 20.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Campo de Ourique

            Convidam-se todos os vizinhos a virem pintar no Jardim da Parada (lado do coreto), entre as 11h00 e as 12h00 de quarta-feira, dia 20 de outubro, uma grande faixa sobre pano de lençol antigo (reutilizado para esta iniciativa). A pintura a diferentes cores lembra simbolicamente os que morreram durante a pandemia, mas também tantos a quem queremos agradecer. A faixa será exposta em iniciativas apoiadas pela Junta Freguesia de Campo de Ourique e também em iniciativas de âmbito mais alargado.

            Sem antes não há depois

            Data da atividade: 24.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Campo de Ourique

            O CampOvivo – Movimento de Cidadãos de Campo de Ourique – e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (UL), vão realizar o evento “Sem antes não há depois” integrado na iniciativa pública Memória & Esperança.

            Esta iniciativa consiste numa visita acompanhada a duas exposições sobre a Covid 19 que estão patentes ao público: AC/DC* – Tempos de Pandemia, organizada pelo Arquivo Ephemera e a Collecting Covid 19 organizada pela UL com testemunhos presenciais sobre as próprias vivências no sentido de construir um futuro de esperança.

            Seguir-se-à a actuação do coro Johson  Singers.

            “Sem antes não há depois” terá lugar no dia 24 de outubro entre as 11h e as 13h na Rua da Escola Politécnica 58 Lisboa, e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Campo de Ourique e do Grupo de Animação Comunitária GAC.

            * antes da pandemia depois da pandemia

            Sociodrama PANDEMIA, MEMÓRIA E ESPERANÇA

            Data de início: 23.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Avenidas Novas

            Sábado 23 de Outubro  às 16h, no Centro Cultural Ler Devagar/CML/SCM, na Rua da Rosa nº 285 realiza-se um sociodrama dirigido pelos psicólogos Maria João Sousa Brito e Fernando Rato sob o tema “Pandemia, Memória e Esperança”.

            Entrada livre sujeita a isncrição prévia obrigatória para este mail: memo2021es@gmail.com

            Por favor, queira explicitar no assunto do seu mail : Sociodrama. Obrigado.

            Tão bom ver-te sorrir!

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 29.10.2021

            Local da atividade: Lisboa, Loures

            Com o objetivo de nos associarmos ao espírito destas Jornadas, entre os dias 22 e 29 de outubro, a comunidade escolar será convidada a deixar o seu testemunho, relatos de experiências vividas sobre o que foi e tem sido viver durante a pandemia, quer a nível pessoal e familiar, quer a nível escolar.

            Os períodos de confinamento, trouxeram seguramente, momentos de ansiedade, tristeza, solidão e medos. Ajudar a verbalizar e partilhar estes sentimentos e experiências, ajudará a construir pontes, vínculos de entreajuda e laços de solidariedade, que ajudarão a ultrapassar tais vivências e constrangimentos.

            O nosso programa contemplará as seguintes atividades:

            O mural das máscaras, formado por um painel que transmite a memória (as vivências do tempo de pandemia e confinamento) e o painel da esperança (perspetivando o caminho para um futuro

            1. melhor), reencontrando os sorrisos, de rostos conhecidos e escondidos atrás de uma máscara.
            2. A criação de um Memorial digital (padlet) que dê voz aos alunos e a todos os elementos da comunidade, que sejam testemunhos na primeira pessoa ou em nome da família e amigos, apresentados em diferentes formas de expressão (textos, fotografias, desenhos, vídeos etc…), sendo um memorando do viver e sentir da comunidade, que ficará para memória futura.
            3. Os trabalhos desenvolvidos, serão expostos na sala de convívio dos alunos, na Biblioteca Escolar, e partilhados nas páginas da BE e do Agrupamento.
            4. Extravasando o período das jornadas, é também nosso objetivo proceder à plantação de uma árvore – “A Árvore da Esperança” simbolizando a continuidade da vida e perpetuando a esperança num mundo mais justo e sustentável.
            Tributo aos Trabalhadores que salvam vidas

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 31.10.2021

            Local da atividade: Lisboa

            Oração / Celebração comunitária, em diversas paróquias, onde está implantado a Liga Operária Católica / Movimento de Trabalhadores Cristãos – Diocese de Lisboa

            Portalegre

            Memória e Esperança

            Data da atividade: 20.10.2021

            Local da atividade: Portalegre, Avis,  Benavila, Alcórrego, Ervedal

            Avis é uma vila pequena do distrito de Portalegre. O concelho tem como referência histórica o Mestre de Avis e como atração turística a barragem do Maranhão.

            Somos um agrupamento muito pequeno com, aproximadamente,  350 alunos (pré escolar, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo).

            A atividade vai  ter a participação de todas as turmas do 1º ciclo; 4 turmas do 2º ciclo, 5 turmas do 3º ciclo e turma PIEF.

            O tema vai ser trabalhado nas disciplinas de português, história, cidadania e desenvolvimento, educação musical, educação  visual, inglês e educação tecnológica., podendo ainda ser alargado a outras disciplinas.

            Será realizada no dia 20 de outubro (a única data possível), das 11.30h às 12h00 toda a comunidade educativa da sede do agrupamento concentra-se no pátio da escola . Formar-se-ão duas rodas. Uma  constituída por 2 elementos de cada turma que irão ler frases, poemas ou outros textos alusivos ao tema (por exemplo: descrições literárias coevas de epidemias antigas. Os restantes alunos e professores formarão um círculo exterior.

            Os alunos do 5º ano vão participar com um momento musical- Bombos. Haverá largada de pombos (alguns alunos são columbófilos e quiseram assinalar o momento com largada de pombos.

            Na véspera e no próprio dia será montada uma instalação com cruzes recortadas em papel branco que terão uma mensagem dos alunos  (à imagem dos cemitérios americanos da Iª guerra mundial) . Haverá ainda um painel com mensagens escritas em pombas de cartolina e trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos. Aos alunos das turmas do 1º ciclo das freguesias será feito chegar a cada um uma pomba para que possam deixar a sua mensagem.

            Porto

            A Árvore da Saudade

            Data da atividade: 22.10.2021

            Localização: Porto, Amarante, Telões

            Dia 22 de outubro, pelas 10:15h, a turma do 7º B pretende fazer 1 minuto de silêncio e plantar uma árvore que permaneça no tempo de forma a simbolizar todas as Pessoas da Comunidade Educativa e seus Familiares que morreram direta ou indiretamente por causa da pandemia.

            Este gesto significará não só a homenagem à sua memória, mas também a afirmação da esperança de construção de vínculos de solidariedade e entreajuda a ser vivenciada, em especial, nos momentos difíceis. A comunidade educativa da Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso pretenderá assim homenagear os familiares e amigos de todos os que trabalham ou frequentam as várias escolas do Agrupamento. A Árvore da Saudade ficará como um símbolo memorial da saudade que cada um tem daqueles que perdeu.

            A distância que nos Une

            Data de início: 14.01.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Localização: Porto, Matosinhos, Senhora da Hora

            A nossa iniciativa teve início ainda no ano letivo anterior (2020/21): Regressámos à Escola, atrás da máscara procurámos reencontrar os rostos que conhecíamos. Percebemos a saudade da escola, do contacto, da presença. Percebemos também o receio de voltar a confinar, de barreiras que não são só o vírus.

            A comunidade educativa estava marcada por um discurso muito presente: “quem estava contaminado”, “que turmas estavam em casa”, “tantas salas vazias e salas com ecrãs e câmaras”. Voltamos a confinar no momento em que tínhamos normalizado o anormale sentimos a urgência em exteriorizar, mais do que nunca, os sentimentos e pensamentos, também inspirados pelo artigo do Público de 13 de janeiro de 2021 de que “os alunos têm de ser ouvidos e nós temos de os ajudar a dar sentido a este bocado da vida deles”. Na realidade toda a comunidade educativa tinha de ser ouvida/envolvida.

            E assim surgiu o Projeto a “Distância que nos Une”, onde nos propusemos a dinamizar um conjunto de atividades que possibilitassem recuperar os sorrisos e retirar as máscaras dos rostos. Através do desenho, da fotografia, da escrita, da pintura, do vídeo, toda a Escola tem vindo a partilhar em liberdade o que sente.

            Objetivos:

            • Promover momentos de partilha e reflexão, na comunidade educativa, sobre o presente período pandémico;
            • Dinamizar ativamente o espaço escola/agrupamento, possibilitando interações seguras e positivas;
            • Proporcionar momentos de criatividade, de expressão e aprofundar o sentido de pertença do espaço escola;
            • Mostrar os sorrisos escondidos atrás da máscara e desta forma acentuar a importância de cada um na construção da comunidade educativa.

            Ações: 

            “Corpos confinados” – Trabalho de vídeo desenvolvido no período de confinamento – Início: 14 de janeiro de 2021 _ Fim: 23 de junho de 2021;

            “Espalhar Sorrisos” – Trabalho fotográfico e plástico – Início: 14 de janeiro de 2021 _ Fim: 22 de outubro de 2021;

            “Relatos da quarentena” – Realização de registos e exposição (desenhos, textos) – Início: 26 de abril de 2021 _ Fim: 22 de outubro de 2021;

            “Cápsula do tempo” – Criação de uma “cápsula do tempo” referente ao período da quarentena/pandemia. Início: 26 de abril de 2021 _ Fim: 23 de junho de 2021;

            “Nós estivemos aqui” – Criação de pintura no pavimento com todos os alunos do 9ºano da ES. Início: 9 de junho de 2021 _ Fim: 23 de junho de 2021.

            “Sorrisos trocados” – Criação de um livro dividido em duas partes, onde os rostos se misturam – Início: 14 de janeiro de 2021 _ Fim: 22 de outubro de 2021;

            A Pandemia no Cerco: homenagem/memória dos entes queridos falecidos; esperança/desejos para o futuro pós-pandemia.

            Data de início: 18.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Localização: Porto, Campanhã

            Na semana de 18 a 22 de outubro, a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, Porto é convidada a refletir sobre o tema. Para além  da construção de um mural na escola sede (e em cada escola do agrupamento) com as mensagens escritas pelos alunos ou outros elementos da comunidade educativa sobre o tema (mural na Biblioteca e no Bar), da construção de um mural digital integrado no site do Agrupamento (BiblioCerco), será feito um minuto de silêncio pelas vítimas do Covid19, às 10h30m, em todas as escolas do agrupamento.

            Cerimónia de Bem-Estar

            Data da atividade: 23.10.2021

            Local da atividade: Porto, Jardim da Cordoaria (Coreto)

            Propõe-se a realização de uma breve cerimónia coletiva, inspirada no livro “A Mensagem de Silo”, em que se apela à recordação dos entes queridos de cada um, se medita sobre as suas dificuldades, se lhes deseja bem-estar e se conclui, dando a oportunidade, a quem assim o desejar, de sentir a presença daqueles entes muito queridos que já desapareceram deste tempo e deste espaço, mas que continuam a relacionar-se connosco na experiência do amor.

            Hora: 16h

            Da Memória à Esperança II

            Data de início: 12.10.2021
            Data de fim: 25.10.2021

            Local da atividade: Porto, Maia, Águas Santas

            Criação de murais de homenagem às vítimas da Covid 19, no âmbito da Jornada de “Memória, Luto e Afirmação da Esperança”, a realizar de 22 a 24 de outubro a nível nacional.

            Objetivo: sensibilizar a comunidade educativa para a situação dos mais frágeis atingidos pela pandemia nas várias dimensões: saúde,  educação, relações sociais e economia.

            Operacionalização:

            recolha informações, imagens e sons junto dos familiares, amigos e vizinhos atingidos pela pandemia;

            criação de textos, imagens e vídeos com entrevistas, reflexões pessoais, etc.;

            serão escritos os nomes das vítimas num mural de parede e os vídeos serão projetados durante o dia 25 de outubro 2021 nos espaços apropriados.

            Das Pessoas para o Planeta

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Avenida dos Aliados

            A crise da Covid-19, relembrou-nos o quão frágil e vulnerável é o ser humano. Em tão pouco tempo tivemos de mudar algumas das nossas rotinas mais básicas. Juntamos forças para superar uma pandemia que apareceu sem um alerta. E apesar das muitas perdas que sentimos e do aumento das desigualdades e injustiças sociais, lutamos para evitar os piores cenários. Se para uma crise que chega sem aviso mobilizamos todas as pessoas para evitar uma catástrofe maior, nós, os jovens, perguntamos porque é que continua a ser ignorada uma outra crise, as alterações climáticas, para a qual já fomos muitas vezes alertados. Durante o último ano e meio, ouvimos diariamente falar do “novo normal”, um normal pandémico, em que um indivíduo age para proteger todos os outros. A verdade é que não queremos que o normal pandémico se torne o nosso normal. Assim como não queremos que a fome no Madagascar, a chuva na Gronelândia, as secas e os dilúvios pelo mundo, os incêndios, o número elevado de deslocados climáticos se tornem normais. Precisamos assim de encontrar um “novo normal” na esperança de salvar as nossa geração e as futuras. Queremos aproveitar o que esta pandemia nos ensinou, para juntos encontrarmos soluções para esta crise que ameaça toda a humanidade. Assim, no dia 22 às 15h reunião-nos na Avenida dos Aliados, para debater soluções e ter ideias de como queremos que seja o nosso futuro, como queremos que seja o nosso “novo normal”, de forma a construirmos um mundo melhor e mais justo. Pois, Justiça Climática é justiça social, e ninguém pode ficar para trás.

            O debate/conversa é aberto a todos(as).

            Entre o passado e o presente: honrar a Memória e afirmar a Esperança

            Data de início: 25.10.2021
            Data de fim: 26.10.2021

            Local da atividade: Porto, Maia

            O Agrupamento de Escolas da Maia associa-se à jornada cívica nacional “Memória & Esperança” através da iniciativa: “Entre o passado e o presente: honrar a Memória e afirmar a Esperança”, que envolve, fundamentalmente, dois momentos complementares. No primeiro, proceder-se-á ao visionamento de um vídeo, em tempo oportuno, que se pretende constituir como mote para uma breve reflexão em grupo-turma, sobre o significado e alcance desta jornada. No segundo, cumprir-se-á um minuto de silêncio em memória de todos os que perderam a luta contra a Covid-19.

            Os vídeos, concebidos para as diferentes faixas etárias que constituem o universo dos nossos alunos – “Capuchinho Vermelho e o Corona Mau”, “Antes e após a Pandemia” e “Esperança” -, foram realizados, especificamente para esta jornada, pelos profissionais de saúde da UCC da Maia e pela Unidade de Saúde Pública Maia/Valongo que, mais uma vez, responderam de forma, absolutamente, extraordinária, desta feita, ao desafio que lançámos.

            Deste modo, num momento de expressivo envolvimento comunitário e solidário, no qual participarão todas as escolas do agrupamento, pretende-se, por um lado, relembrar e valorizar vivências, histórias e aprendizagens e, por outro, promover os sonhos e a esperança nas nossas crianças e jovens.

            Entrevista - Doutora Margarida Tavares

            Data da atividade: 21.10.2021

            Local da atividade: Porto, Paranhos, Universidade Fernando Pessoa

            No seguimento desta jornada de memória, luto e esperança, a Dra. Margarida Tavares, médica infecciologista do Hospital de São João, no Porto, recebe um convite da Universidade Fernando Pessoa, que no dia 21 de Outubro de 2021 abre as portas a um novo olhar sobre a crise pandémica. Os alunos de Ciências da Comunicação, do 3º ano, em conjunto com os professores responsáveis, realizarão esta entrevista.

            A Dra. Margarida Tavares foi uma das médicas que teve contacto com os primeiros doentes registados com covid, em Portugal.

            Passado mais de um ano, há, certamente, muito para refletir e aprender com o processo que o mundo viveu, e ninguém melhor que uma médica que acompanhou de perto toda a violência de uma crise pandémica, num hospital, para nos falar sobre este tema.

            Com perguntas, verdades, emoções, angústia, e ainda uma incerteza sobre o futuro, a médica de 50 anos, natural de Vale de Cambra, em Aveiro, será entrevistada e partilhará um profundo olhar sobre os meses que viveu de mão dada com uma pandemia.

            Os alunos produziram um registo behind the scenes, onde todos os momentos antecedentes à entrevista e durante a mesma são gravados pelos alunos responsáveis e publicados nas redes sociais com a identificação da Jornada (@memoriaeesperança), e da Faculdade (@universidadefernandopessoa) (@labtvufp).

            Realizar-se-á também um pequeno vídeo da entrevista que será publicada no Youtube, nas redes sociais e no site da jornada.

            Estórias, Memórias e Futuro - um vírus que nos mudou?

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Matosinhos

            A iniciativa da escola Secundária João Gonçalves Zarco consiste na construção de um “memorial digital”, composto por trabalhos realizados pelos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, enquadrados nos vários temas sugeridos no sítio da iniciativa “Memória e Esperança”.

            O memorial digital será “publicado” no dia 22 de outubro.

            Estranho Mundo Novo

            Data de início: 13.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Vila do Conde

            A BE (Biblioteca Escolar) partiu  de uma proposta de trabalho colaborativo entre professores de vários departamentos curriculares e seus alunos, no sentido da gestão das emoções em tempo de pandemia e respetivo registo para memória futura.

            Num primeiro momento foi pedido aos alunos uma emoção/sentimento que os tivesse marcado durante os  confinamentos: desta grande amostra foi feito o tratamento estatístico das palavras apresentadas pelos alunos; num segundo momento foram pedidos textos e /ou ilustrações que substanciassem as vivências impostas pela pandemia; num terceiro momento foi criada  uma publicação – Estranho Mundo Novo | Palavras em tempo de pandemia-  com uma seleção do produto dos dois momentos anteriores.

            Fios de Esperança

            Data de início: 25.10.2021
            Data de fim: 29.10.2021

            Local da atividade: Porto, Paranhos, Universidade Fernando Pessoa

            Os alunos da Universidade Fernando Pessoa, serão convidados a escrever mensagens de esperança relativamente à pandemia da Covid-19 que assolou o mundo.

            Essas mensagens serão delicadamente penduras num fio, um “fio de esperança”, pelos alunos durante toda a semana.

            Esse mural, estará situado no átrio da universidade, no edifício sede.

            Esta atividade será realizada pelos alunos do 3º ano da licenciatura de Ciências da Comunicação, com o apoio da professora Teresa Toldy da unidade curricular de Ética, Direito e Deontologia da Comunicação, e da Professora Ana Santos, de Laboratório de Televisão.

            Honrar memórias e fomentar a esperança

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 26.11.2021

            Local da atividade: Porto, Vila Nova de Gaia, União de Freguesias de Serzedo e Perosinho

            No dia 22, realização de uma missa, pelas 19h, na Igreja Paroquial de Perosinho, seguida de um minuto de silêncio, entrega de pagelas com frases alusivas à esperança e posterior colocação de flores e de velas junto ao Cruzeiro, no cemitério, em homenagem aos que perderam a vida devido à Covid-19.

            No dia 23, realização de uma missa, pelas 17h30, na Igreja Paroquial de Serzedo, seguida do mesmo cerimonial implementado em Perosinho.

            No dia 6 de novembro, inauguração de uma Exposição de trabalhos dos alunos das Escolas do 1.º Ciclo, da União de Freguesias, na Biblioteca Pública de Perosinho. Na inauguração serão também lidos poemas e outros textos produzidos pelas crianças e serão partilhados momentos musicais, pelos alunos da Escola de Música de Perosinho.

            No dia 26 de novembro, na Escola E. B. 1/J. I.  do Alquebre, será plantada uma árvore autóctone, no jardim da escola.

            Jornada da Memória e da Esperança no Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Póvoa de Varzim, Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar

            Programa:

            Escola sede:

            9.00h: Colocação de laços brancos no portão da escola

            9.30h: Inauguração da exposição “Viagem da Memória e da Esperança”.

            9:45h: Inauguração da Memória Digital (testemunhos da comunidade educativa).

            10.00h: Floresta Memória & Esperança (plantar uma árvore a simbolizar as pessoas que morreram direta ou indiretamente por causa da pandemia).

            10:15h: Sessão Memória e Esperança (tempo de silêncio; momento de poesia e momento musical).

            15:00h: Sessão Memória e Esperança (tempo de silêncio; momento de poesia).

             

            Restantes escolas do agrupamento:

            10.30h: Sessão Memória e Esperança (tempo de silêncio; momento de reflexão: “E depois da pandemia: o que não queremos; o que desejamos”).

            Mascarar a máscara

            Data de início: 19.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Cedofeita

            Utilizando máscaras cirúrgicas, propomos a montagem de uma forma representativa de uma máscara, com a dimensão aproximada de 2,5 x10 metros – obedecendo ao espaço onde nos propomos pendurar (no vão das escadas, ocupando os 3 patamares, da área afeta ao Arco Maior na escola Secundária Infante D. Henrique).

            Propomos que, em cada máscara, se possa «carimbar» um número que pode representar cada vida que se perdeu. Na Mega máscara serão escritas algumas frases ou palavras de esperança.

            Memória e Esperança no futuro

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Trofa, Alvarelhos – Escola Básico do Castro

            Os alunos do 2º e 3º ciclo da Escola Básica do Castro serão convidados a trazer de casa, uma pequena planta envasada e/ou proceder ao envasamento de plantas, junto à Horta-Bio, existente na Escola.

            No dia 22-10-2021, as turmas serão escalonadas, para que no período da manhã, após ser traçado um coração, no chão do recinto escolar, cada aluno deposite no seu interior a planta que trouxe de casa ou envasou na escola.

            Esta instalação será temporária mas, cheia de simbolismo pois cada planta depositada no interior desse coração representa uma vida perdida.

            Será feito 1 minuto de silêncio e a cobertura fotográfica, deste evento, para memória futura.

            Memória & Esperança II

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Valongo, Ermesinde

            Dia 22 de outubro serão realizadas as seguintes atividades:

            • Divulgação de um Mural Digital na Página do Agrupamento;
            • Cumprimento de dois minutos de silêncio em memória de todas as vítimas;
            • Colocação de um vaso, em cada escola, com uma oliveira (árvore que simboliza regeneração, perseverança e esperança).
            Memória & Esperança III

            Data de início: 31.10.2021
            Data de fim: 29.11.2021

            Local da atividade: Porto, Matosinhos, Leça da Palmeira

            1- Fazer 1 minuto de silêncio e plantar uma árvore autóctone,  que fique a simbolizar as Pessoas da Comunidade Educativa e seus Familiares que morreram direta ou indiretamente por causa da pandemia. 

            Este gesto significará não só a homenagem à sua memória, mas também a afirmação da esperança de construção de vínculos de solidariedade e entreajuda a ser vivenciada, em especial, nos momentos difíceis”

            2- Construção de um painel de esperança, em homenagem a todos que foram vitimas desta pandemia.

            Memória & Esperança IV

            Data da atividade: 25.10.2021

            Local da atividade: Porto, Vila Nova de Gaia, Canelas

            Montamos um vídeo pode ser partilhado a partir de https://www.facebook.com/PPES.canelas

            Para relembrar a experiência traumática e o rasto de desolação e tristeza deixado pela pandemia, assim como o afirmar da nossa esperança na erradicação deste vírus em todo o mundo, foi manifestado através da construção de um mural que os alunos foram colorindo ao longo do dia.
            Os alunos ” Padrinhos” realizaram também um programa de rádio ao vivo abordando o impacto que este tempo de confinamento causou na população mais jovem.

            Memorial digital - O impacto da Pandemia

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 29.10.2021

            Local da atividade: Porto, Paredes, Escola Básica e Secundária de Lordelo

            No dia 22 de outubro haverá divulgação de trabalhos dos alunos do 11º ano, turma A, sobre o impacto da Pandemia na vida da comunidade lordelense e mundial.

            As revistas e o vídeo serão colocadas na página da escola e passarão em circuito interno no da escola.

            Mural da Memória e da Esperança

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

            Durante a manhã do dia 22 de outubro de 2021, haverá um mural colocado à entrada do edifício B da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, que permitirá a cada membro da comunidade académica inscrever uma palavra/expressão de “Memória” ou de “Esperança” alusiva às Jornadas. Pelas 11h30, este mural será deslocado e exposto no auditório e referenciado na sessão solene de abertura do novo ano letivo desta instituição de ensino superior que, nesse dia, terá lugar.

            Mural da Memória e da Esperança no Agrupamento de Escolas nº1 de Gondomar

            Data da atividade: 26.10.2021

            Local da atividade: Porto, Gondomar, Jovim e Foz do Sousa

            Na  manhã de terça-feira, 26 de outubro, a comunidade registará em murais criados com papel de cenário as palavras que poderão traduzir a memória do que se perdeu e a esperança do que poderá nascer. Lamentamos que seja fora da data prevista, mas assim teve de ser para envolver toda a comunidade. Nesta semana, porém, aconteceu o mais importante: falamos do assunto, criamos sinergias, pensamos que todos somos vulneráveis e que seremos menos se formos “todos”. Obrigada pela iniciativa.

            Mural de homenagem às vítimas de Covid 19 - "Memória e Esperança"

            Data de início: 11.10.2021
            Data de fim: 26.10.2021

            Local da atividade: Porto, Maia, Corim-Águas Santas

            Actividade de Cidadania e Desenvolvimento – Turmas de Humanidades –  12º F e 12º G
            Criação de um mural de homenagem às vítimas da Covid 19, no âmbito da da Jornada de “Memória, Luto e Afirmação da Esperança”, a realizar de 22 a 24 de outubro a nível nacional.

            Objetivo: sensibilizar a comunidade educativa para a situação dos mais frágeis atingidos pela pandemia nas várias dimensões: saúde,  educação, relações sociais e economia.

            Operacionalização:  recolha informações, imagens e sons junto dos familiares, amigos e vizinhos atingidos pela pandemia; criação de textos, imagens e vídeos com entrevistas, reflexões pessoais, etc.; serão escritos os nomes das vítimas num mural de parede e os vídeos serão projetados durante o dia 25 de outubro 2021 nos espaços apropriados.

            Nuvens de palavras - O que sofremos com a pandemia? - E agora o que desejamos?

            Data de início: 14.10.2021
            Data de fim: 31.10.2021

            Local da atividade: Porto, Valongo, Ermesinde

            Ao longo de duas semanas nas disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento, Desenvolvimento Pessoal e Social, as turmas desde o 3.º ao 9.º anos de escolaridade foram convidadas a refletir e escolher palavras significativas que ilustrassem a resposta às questões colocadas. A Biblioteca reuniu todas as palavras e, por ano de escolaridade, elaborou nuvens de palavras que serão disponibilizadas  nos sites da biblioteca e nas redes  sociais  a partir do dia 21 de outubro.

            O que nos vai no coração

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 08.11.2021

            Local da atividade: Porto, Paredes

            A Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Paredes vai realizar e divulgar um vídeo com testemunhos de alunos, professores, funcionários e outros profissionais da Escola. É o nosso modo de nos associarmos a este manifesto e à Jornada Memória e Esperança.

            “O que nos vai no coração” é o título de um vídeo que reúne um conjunto de testemunhos de alunos, docentes e não docentes da Escola Secundária de Paredes. Os participantes referem o que lhe vai no coração relativamente às experiências que a pandemia nos proporcionou: momentos de tristeza, desespero e sofrimento, bem como alento, esperança e vontade de construir um futuro melhor.

            Papagaios com Alma e Esperança

            Data da atividade: 24.10.2021

            Local da atividade: Porto, Matosinhos, Leça da Palmeira

            Largada de Papagaios ‘com Alma’ e Esperança na praia de Leça da Palmeira a partir das 15h30 de Domingo (a depender das condições meteorológicas), dia 24 de Outubro seguida de uma sessão de meditação. Prevê-se pôr a voar uma turbina de 50 metros, para além de diversos papagaios mais pequenos, como símbolo da liberdade e da resiliência, assim como uma forma de homenagear quem partiu e quem resistiu em solidariedade nestes tempos difíceis. “Não receies a adversidade, lembra-te que os papagaios de papel sobem contra o vento e não a favor dele“. Hamilton Mabie

            Recordar e viver

            Data de início: 11.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Vila Nova de Gaia, Santa Marinha

            Nas aulas de CD (2º e 3º ciclo) abordar a temática da pandemia, com alguns factos e números.

            A partir do dia 12 de outubro ficará disponível a toda a comunidade educativa (alunos de todos os ciclos, pais, professores, outros profissionais da educação) um Padlet onde poderão deixar mensagens/desenhos/poemas… de homenagem às vítimas do Covid e aos profissionais de saúde;

            Até ao dia 20 de outubro: Leituras em voz alta de excertos do livro de António Mota, “Mensagens do avô”, por alunos (todos os ciclos) e restantes elementos da comunidade educativa → vídeo a colocar no Classroom da BE + site do Agrupamento (estas leituras podem ser efetuadas nas aulas de Português ou Cidadania e Desenvolvimento – ou outra) → a gravação das leituras deve ser feita até ao dia 18

            Dia 22 de outubro:
            Em todas as escolas do Agrupamento:

            • Minuto de silêncio às 10h30 e às 15h30 (toque da campainha a essa hora);
            • Toda a comunidade educativa envergará uma t-shirt branca;

            Na Escola-Sede: (As escolas do 1º ciclo poderão adaptar a atividade de acordo com as suas características)

            As turmas que tiverem Educação Física nesse dia formarão um coração humano no relvado (para serem fotografados); neste caso os alunos podem ter vestida a t-shirt da escola (fica o coração em branco)

            As turmas que tiverem EV/ET nesse dia vão ao espaço exterior em frente aos pavilhões A2 e A3 colorir (a giz) as palavras previamente escritas no chão, em resultado da votação das palavras mais positivas da pandemia e das palavras mais negativas (no dia 20 será efetuada a votação através do Mentimeter)

            Relembrar

            Data de início: 14.10.2021
            Data de fim: 30.12.2021

            Local da atividade: Porto, Amarante, Telões

            A partir do dia 14 de outubro na página do Agrupamento (www.amadeo.pt) será divulgada a iniciativa mantendo-se até ao dia 30 de dezembro de 2021. Esta publicação pretende fazer a divulgação da iniciativa de forma a manter alerta as mentes de todos aqueles que possam correr o risco de pensar que a pandemia já está terminada.

            Romeiros da Memória e da Esperança

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Felgueiras, Airães

            O Grupo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) fez uma romagem ao cemitério paroquial de Airães (22 de out. 2021). As turmas participantes prestaram uma homenagem simbólica / sentida a quem sofreu e a quem lutou contra a COVID-19 (colocação de flores, minuto de silêncio, leitura de poesia…).

            Vigília Renascer

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Porto, Gueifães – Maia

            Momento de Oração a decorrer no dia 22 de outubro, pelas 21h30, aberto a toda a Comunidade.

            Decorrerá no exterior da Igreja .

            Haverá partilha de Testemunhos vivenciados na 1ª pessoa.

            Realização de um Mural a partir dos corações com o nome de pessoas que os participantes vão deixar.

            Organizado pelo Secretariado de Catequese da Paróquia de Gueifães e com o apoio incondicional do Pároco.

            Região Autónoma da Madeira

            Árvore Memória

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            Localização: Região Autónoma da Madeira, Câmara de Lobos

            A nossa iniciativa consiste na plantação de algumas árvores, em memória das vítimas mortais da COVID-19, num lugar específico no centro de Câmara de Lobos (lugar ainda por designar), com a colaboração de algumas entidades do concelho e voluntários do Teatro Metaphora.

            As árvores, símbolo da vida, crescendo sempre em direção ao céu, representam as vidas que se perderam, que ascenderam aos céus e ficarão para sempre representadas e lembradas na terra pela presença destas árvores.

            Conversas Online "Memória & Esperança"

            Data da atividade: 23.10.2021

            Local da atividade: Região Autónoma da Madeira

            A Associação Womaniza-te participará com a dinamização de Conversas Online que se realizarão no próximo dia 23 de outubro (sábado), pelas 21h.

            Neste evento, iremos abordar as seguintes temáticas:

            • Impacto da Covid-19 na Comunidade e nas Família, dinamizada pela Dr.ª Maria João Beja.
            • O Papel da Psicologia do Desporto na Pandemia, dinamizada pela Dr.ª Ana Sofia Rodrigues.
            • A Importância da Esperança, dinamizada pela Dr.ª Carina Nunes.

            As Conversas Online serão realizadas via ZOOM (o link será disponibilizado posteriormente) e terão transmissão online no Facebook.

            Link Zoom: https://us02web.zoom.us/j/84060951173?pwd=ajUrbHBBR0F2ZVNlb3EyekcyT3FTZz09

            Diário de uma pandemia – Apresentação e mostra fotográfica

            Data da atividade: 21.10.2021

            Local da atividade: Região Autónoma da Madeira, Câmara de Lobos

            Apresentação do livro Everdyay Covid e mostra fotográfica a partir do trabalho de fotógrafos e fotojornalistas, que pretende mostrar um retrato da vida quotidiana em Portugal durante o período inicial da pandemia de covid-19. Esta mostra acrescenta à selecção de trabalhos dos mais de 130 fotógrafos que participaram na iniciativa original (ver Diário de uma pandemia, em exposição no Tagus Park, Oeiras), a participação de fotógrafos e fotojornalistas da madeira: Duarte Gomes, Hélder Santos, Homem de Gouveia, Joana Sousa e Rui Silva. Participam ainda Aurora Diogo (coordenação), Gonçalo Delgado, João Pedro Almeida, Miguel A. Lopes e Rui Miguel Pedrosa. A apresentação decorre dia 22 de Outubro, a partir das 17h30, na Reitoria da Universidade da Madeira, Colégio dos Jesuítas (Sala dos Arcos). A exposição, tendo nascido antes da Jornada Memória e Esperança, associa-se desta forma à iniciativa.

            Dinamização das/nas plataformas digitais da escola, revista LeiaFF e projetos envolvidos

            Data de início: 20.10.2021
            Data de fim: 30.06.2022

            Local da atividade: Região Autónoma da Madeira, Escola Secundária de Francisco Franco

            Ao longo da semana, no dia do evento, no fim de semana do evento e posteriormente ao longo do ano, serão colocadas frases/textos/poemas/reflexões/vídeos realizadas pelo alunos de modo a reforçar o espirito de comunidade entre todos os utilizadores destas plataformas digitais, dentro e fora da escola, na região e no mundo.

            Ao longo do ano, sempre que surgirem apontamentos, eventos e atividades de relevo, também vão sendo publicados nas redes.

            Memória & Esperança

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Região Autónoma da Madeira, Funchal

            O rasto deixado pela Covid 19 na saúde é de desolação! O número dos diretamente afetados ronda os 180 milhões e, destes, aproximadamente quatro milhões perderam a vida.

            As medidas sanitárias e a vacinação, destinadas a combater a pandemia, que ainda nos assola, marcam o caminho de esperança que conduz à saúde mundial.

            Memória e Esperança apresenta-se como um evento de homenagem (Memória), a todos que viveram esta experiência avassaladora, e incentivo (esperança) para a construção de um novo começo, de uma postura pós-pandémica.

            O evento com a organização de 2 horas ocorrerá presencialmente (Auditório Florence Nightingale) e via on-line e no próximo dia 22 de outubro de 2021 pelas 16:00.

            A sua organização está a cargo da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny e do Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal, instituições parceiras, que na RAM articularam esforços e juntaram sinergias para o estudo do impacto do confinamento social na saúde dos indivíduos e famílias.

            O seminário “Memória e Esperança”, conta com a participação da conferencista Prof Doutora Ana Albuquerque Queiroz que tecendo algumas considerações éticas “Da memória à esperança” dará espaço ao debate “conversas sobre memória e esperança em tempo de Pós-pandemia, moderado pela Dr.ª Mónica Freitas e trazendo para este cenário os resultados de duas investigações neste âmbito.

            Os participantes, em regime presencial e on-line terão também oportunidade de integrar o debate partilhando as suas vivencias.

            Programa completo:

            16:00 – Abertura

            16:15 – Conferência: Da memória à esperança – Ana Albuquerque Queiroz, RN, MSN, PhD

            16:45 – Debate: Conversas sobre memória e esperança em tempo de Pós-pandemia.

            • Moderador: Mónica Freitas
            • Preservar a memória e projetar o futuro: saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a crise pandémica covid-19 – Tânia Lourenço, Rita Figueiredo, Merícia Bettencourt, Luísa Santos, Cristina Pestana & Luísa Gonçalves
            • O funcionamento das famílias Portuguesas no primeiro trimestre de confinamento social devido à covid-19 – Maria Luísa Santos, M Teresa Meneses, Nicolas Fernandez, Bárbara Dória, & Paulo Milheiro.

            18:00 – Fim dos trabalhos

            Link para o webinar: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_eXcqaYMaTRSDXSm8chDOhA

            Memória & Esperança II

            Data de início: 19.10.2021
            Data de fim: 29.10.2021

            Local da atividade: Região Autónoma da Madeira, Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras

            Entre 19 e 29 de outubro os alunos da nossa escola serão convidados a partilhar as suas vivências e memórias deste período crítico da nossa história, através de fotografias, relatos, histórias, poemas, desenhos, expostos num mural. O período foi escolhido para coincidir com o Pão por Deus, apelando aos valores da partilha, solidariedade e fraternidade.

            No dia 22 de outubro será plantada uma árvore, ao lado de um espécime que desapareceu, acompanhada de um minuto de silêncio, simbolizando a esperança no futuro e homenageando todos quantos foram atingidos, direta ou indiretamente.

            Mural Memória e Esperança

            Data de início: 21.10.2021
            Data de fim: 12.11.2021

            Local da atividade: Região Autónoma da Madeira, Funchal, Freguesia de São Martinho, Centro Comunitário de São Martinho

            Pintura do Mural Memória e Esperança nas instalações do Centro Comunitário de São Martinho.

            Este mural, concebido por um grupo de jovens recém licenciados em Artes Visuais, será materializado pelos próprios e por um grupo de cidadãos frequentadores deste Centro Comunitário.

            A pintura pretende constituir-se como “memória do que cada um viveu” e “afirmar a esperança que nos move” enquanto comunidade.

            Performance "Memória&Esperança"

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 28.10.2021

            Local da atividade: Região Autónoma da Madeira, Escola Secundária de Francisco Franco

            Performance com atuação musical, formação de uma coreografia: “Mandala da Memória&Esperança” com os alunos, leitura de textos/poemas, plantação de uma “Árvore da Memória&Esperança” e criação e um memorial (placare com frases e textos sobre a Covid 19, luto, memória e esperança) realizados pelos alunos, placar para desenhar ou escrever no momento da performance e posteriormente.

            Uma árvore que dará frutos

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Região Autónoma da Madeira, Freguesia do Campanário, Centro Comunitário do Lugar da Serra

            Plantação de uma árvore no jardim do Centro Comunitário do Lugar da Serra.

            Esta iniciativa envolverá os cidadãos frequentadores deste Centro Comunitário e tem como objetivo “afirmar a esperança de estarmos mais preparados para enfrentarmos juntos os desafios da pós-pandemia e outros que se nos coloquem”.

            Veste a camisola, em homenagem aos profissionais de saúde, nas Jornadas "Memória e Esperança 2021"

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Região Autónoma da Madeira, Funchal, Escola Secundária de Francisco Franco

            Solicitar a toda a comunidade escolar, alunos, professores e funcionários, que vistam a camisola pelas Jornadas “Memória e Esperança 2021” utilizando, EM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, uma camisola/camisa/outra peça de vestuário de COR BRANCA ou  AMARELA ou VERDE.

            Na Escola Secundária de Francisco Franco, nas escolas da  Região Autónoma da Madeira e nas escolas do país todos juntos em lembrança, memória, homenagem e esperança.

            Contamos com a vossa colaboração para se juntarem a esta proposta. Seria magnífico ver todas as escolas do país nesta homenagem com este simples gesto de usar uma peça de roupa destas cores.

            Vídeo/Fotografia reportagens sobre a performance "Memória&Esperança"

            Data de início: 20.10.2021
            Data de fim: 29.10.2021

            Local da atividade: Região Autónoma da Madeira, Funchal, Escola Secundária de Francisco Franco

            Com a participação dos alunos de multimédia (turma 12º 29) gravação da performance e posterior edição dos vídeos com divulgação nas plataformas digitais da escola, da revista e das páginas dos projetos envolvidos (Facebbok, Instagram, página da escola).

            Exposição de fotografias realizadas pelos alunos e alusivas ao tema.

            As fotografias serão expostas no placar-memorial e divulgadas nas plataformas digitais da escola.

            Região Autónoma dos Açores

            Fortalecer a Esperança com a Memória

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Região Autónoma dos Açores, Ponta Delgada, Escola Secundária Domingos Rebelo

            Produção de pequenos vídeos com reflexões, testemunhos e interpretações que os alunos fazem da pandemia, a partir da sua experiência pessoal durante os vários momentos da pandemia, com o objetivo de deixar uma memória explicativa para os futuros alunos que, entretanto, nasceram durante e após este período.

            Construção de crachás com o logótipo da Jornada por todos os elementos da comunidade educativa.

            Criação de um “Mural da Memória & Esperança” para o qual toda a

            Comunidade Escolar está convidada a deixar uma fita colorida com uma mensagem de memória/esperança.

            Minuto de silêncio em toda a escola durante o qual são projetadas fotografias da pandemia, nas salas de aula.

            Plantação de uma árvore autóctone e de um canteiro de Dálias em homenagem às vítimas da Covid-19.

            Sessão com profissionais que estiveram na “linha da frente” durante a pandemia, para darem o seu testemunho.

            Luz de esperança

            Data da atividade: 23.10.2021

            Local da atividade: Região Autónoma dos Açores, Ponta Delgada

            Na Eucaristia das 18 horas na Igreja de São José, acender-se-ão velas em homenagem a todas as vítimas da pandemia e a todos os que trabalharam e continuam a trabalhar para minorar os impactos da Covid-19. Será realizada uma oração pelas vítimas e por todos os que se têm dedicado a semear a esperança.

            Santarém

            Diocese de Santarém - toque dos sinos das paróquias

            Data da atividade: 23.10.2021

            Local da atividade: Santarém

            A diocese de Santarém associa-se à Jornada Memória e Esperança através do toque dos sinos em todas as paróquias das dioceses, no sábado, dia 23, às 12h.

            Jornada "Memória e Esperança"

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Santarém, Mouriscas, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

            Objetivos:

            Valorizar a expressão  dos adolescentes relativamente às vivências e aprendizagens que fizeram com a pandemia, num exercício que permita abordar um processo que foi traumático e que afetou de modo particular os mais novos.

            Envolver todos os membros da comunidade escolar e promover a qualidade nas manifestações e atividades, dando sentido e horizonte ao que a escola e a comunidade viveu no período da pandemia.

            Sublinhar o luto coletivo, afirmar a esperança que nos move e homenagear as vítimas da pandemia,

            Projetos de reflexão elaborados pelos alunos

            Textos curtos elaborados pelos alunos em contexto de sala de aula: “Como vivemos, o que sofremos e o que aprendemos da pandemia”, “E depois da pandemia: o que não queremos; o que desejamos”

            Memorial digital: de 15 a 28 de outubro

            Gravação dos textos elaborados pelos alunos – podcast (publicar na página da escola e no site da Jornada (memoriaeesperança.pt)

            Sessão Memória e Esperança

            Dia 22 de outubro

            Tempo de silêncio: Em todas as turmas – (O professor explica o significado da iniciativa e segue-se um minuto de silêncio.)

            Floresta Memória & Esperança: Dia 22 de outubro

            Plantar uma árvores autóctone que fique a simbolizar as pessoas da comunidade que morreram direta ou indiretamente por causa da pandemia.

            Jornada da Memória e Esperança no Santuário de Fátima

            Data de início: 23.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            Local da atividade: Santuário de Fátima

            O Santuário de Fátima associa-se à Jornada da Memória e Esperança, através das seguintes iniciativas:

            • No dia 23, em todas as missas haverá uma referência à iniciativa, no momento da Oração dos Fieis, com uma prece especifica, que será repetida na Missa dominical das 11h00, no dia 24;
            • No dia 23, imediatamente a seguir à Missa das 11h00, no Recinto de Oração, tocarão os sinos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima;
            • No dia 23, na Recitação do Rosário das 21h30 (Rosário Internacional), o Reitor, que presidirá à celebração fará uma referência à Jornada.

            Setúbal

            A máscara que nos une

            Data de início: 21.10.2021
            Data de fim: 31.10.2021

            Localização: Setúbal, Montijo

            21.10.2021 – 8:20/11:20

            – Pintura “A Máscara que Nos Une”

            Projeto de desenho a giz na estrada da Escola– plano de desenho é uma máscara.

            . Pintura efémera… que se transforma com o passar dos dias e das pessoas!

            . Pintura efémera… que acaba por desaparecer com o tempo! Fica apenas na memória de quem a fez, de quem a viveu!

            (lugares de estacionamento à entrada da escola – lado direito) 

             

            – Mural “Memória & Esperança”

            As turmas convidam a toda a comunidade escolar a deixar uma fita colorida presa no gradeamento em frente à pintura! 

            . Cada fita é uma mensagem de agradecimento e reconhecimento aos cuidadores

            . Cada fita é uma homenagem à memória de quem não sobreviveu à pandemia

            . Cada fita é uma afirmação de esperança, de solidariedade e entreajuda nos momentos difíceis.

            – Reportagem fotográfica/ vídeo 

            Reportagem durante a realização da pintura para memória futura.

            – Objetivos: 

            . Promover momentos de partilha e reflexão;

            . Dinamizar interações seguras e positivas;

            . Proporcionar momentos de criatividade, de expressão e aprofundar o sentimento de pertença;

            . Criar sorrisos mesmo que escondidos atrás das máscaras e desta forma acentuar a importância de cada um de nós na comunidade;

            . Perceber a importância da Arte na vida da Cidade;

            . Intervenção urbana responsável e modeladora de atitudes e comportamentos.

             

            – Material: 

            . Giz de cor (sensivelmente 6/8 metros lineares de pintura)

            . Os lugares de estacionamento onde vamos atuar devem estar com as baias e sem carros

             

            As turmas convidam a toda a comunidade escolar a deixar uma fita colorida presa no gradeamento em frente à pintura! ​Penso que este convite devia ir para as plataformas digitais da Escola de modo a que se envolvesse toda a comunidade educativa.

            Carlos Martins - Continuas aqui

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Setúbal, Palmela

            No dia 9 de fevereiro de 2021, o nosso querido professor e amigo faleceu de forma inesperada. A sua sala ficou em silêncio, a sua cadeira vazia e a dor ocupou o nosso coração.

            No dia 22 de outubro, iremos homenagear a vida do Carlos.

            Pretendemos plantar um mirtileiro, espécie autóctone da nossa Serra da Arrábida, na escola sede do nosso Agrupamento de Palmela. Nesse simbólico momento, serão lidos poemas por alunos e serão lidas memórias de antigos alunos do professor Carlos, amigos e familiares.

            Em todas as salas do 1º ciclo, será apresentada uma animação em stopmotion, que retrata a vida do professor.

            Inauguraremos a sala Carlos Martins. Lugar, onde o professor Carlos estava, há alguns anos, a desenvolver o seu trabalho.

            'De pouco lhe hão de valer as suas malas artes contra a bondade da minha espada' - M. Cervantes (adaptado)

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Setúbal, Seixal, Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

            Homenagem às vítimas de Covid 19:

            • 11.40h – Instalação com ténis e máscaras no átrio da escola.
            • 11.43h – Celebração de um minuto de silêncio, pela comunidade educativa.
            • 11.45h – Inauguração de um painel com moinhos de vento, alusivos à esperança – Rolling on by, exposto no exterior da escola. 
            • 22.00h – Acendimento de velas colocadas nas janelas das casas dos alunos.

            Ao longo do dia – divulgação de vídeos de um minuto, com testemunhos dos alunos da ESARS e de uma escola espanhola de Tomelloso, IES García Pavón, sobre a sua experiência pessoal, ao longo desta pandemia.

            Levanta-te e... agradece, com memória e esperança!

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Setúbal, Almada

            A iniciativa decorre no Externato Frei Luís de Sousa, colégio católico da Diocese de Setúbal.

            O lema do ano escolar do colégio é “LEVANTA-TE E…” em sintonia com o lema da JMJ Lisboa 2023, para a qual toda a comunidade educativa se prepara.

            Esta ação concreta “LEVANTA-TE E… AGRADECE, com memória e esperança!” constitui para o colégio um importante marco no actual contexto, já que irá prestar um coletivo e público tributo à equipa da Delegação de Saúde Pública de Almada que tem apoiado o colégio, desde o início da pandemia, de forma incansável, abnegada e totalmente dedicada. Este é também um modo de darmos a conhecer à nossa comunidade os rostos daqueles que tanto nos têm ajudado no silêncio e reforçar junto de todos os nossos alunos o bonito sentimento da gratidão!

            O que fazer com uma oportunidade?

            Data de início: 11.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Setúbal, Charneca da Caparica e Sobreda

            • Tempo de silêncio
            • Cantar juntos – cooperação
            • Plantar árvores
            • Mural da esperança
            • Workshops “ReVaoriza-te profissionalMENTE – Domar a ansiedade/Mudar a mente”
            • Atividades artísticas “Prontos para uma oportunidade de mudança de vida?”
            O laço que nos acolhe

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Setúbal, Amora

            Todos os alunos do Agrupamento, do pré-escolar ao 9ºano, docentes e pessoal não docente vão desenhar/escrever um pensamento, uma ideia, sentimento ou uma mensagem para o Outro, sobre os momentos vivenciados no tempo da pandemia.

            Essas fitas serão colocadas, turma a turma, no dia 22 de outubro de 2021, em forma de laço, nos gradeamentos dos diversos recintos escolares dos estabelecimentos do Agrupamento como símbolo do sentimento de união de todos os diversos intervenientes do Agrupamento, numa entidade que se preconiza como cuidadora, e que pretende expressar a solidariedade de todos para com os momentos vivenciados e a mesmo tempo a esperança e a coragem do Agrupamento no caminhar a percorrer.

            Preservar memórias, promover esperança

            Data de início: 21.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            Local da atividade: Setúbal, Montijo

            • Padlet de testemunhos pessoais, criatividade na pandemia, vídeos, músicas. Será um mural digital para preservar as memórias da pandemia.
            • Desenho a giz de uma máscara em frente à escola / fitas coloridas presas no gradeamento
            • Plantação de uma árvore dentro do recinto escolar, em articulação com a autarquia

            Viana do Castelo

            Cinema e Cineclubes pós-pandemia

            Data de início: 30.10.2021
            Data de fim: 31.10.2021

            Local da atividade: Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela

            A Associação Ao Norte, organizadora do XXI Encontros de Cinema de Viana do Castelo, associa-se à Jornada de memória, luto e afirmação da esperança, no seu encontro Luso-Galaico de Cineclubes onde o tema a abordar será: Cineclubes pós-pandemia, nos dias 30 e 31 de outubro, em Viana do Castelo.
            Sinopse: “Cinema e Cineclubes pós-pandemia

            Em consequência da pandemia, as salas de cinema na Europa sofreram uma quebra de 70,6% de receitas de bilheteira em 2020 face ao ano anterior, segundo dados da União Internacional de Cinemas (UNIC). Em Portugal, os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) indicam que os cinemas sofreram uma quebra de 75,55% em audiência e receitas em 2020 face a 2019, o que significa que tiveram menos 11,7 milhões de espectadores e faturaram menos 62,7 milhões de euros.

            E os Cineclubes?
            Qual foi o impacto da COVID na programação e na atividade cineclubista?
            Como se têm adaptado os cineclubes e as salas independentes a esta mudança e à pandemia?”

            http://www.encontrosdecinema.pt/encontro-luso-galaico.php

            Desfile musical para memória e esperança 20.21

            Data da atividade: 23.10.2021

            Local da atividade: Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela

            A Banda Filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha realiza um desfile musical, no sábado dia 23, em Viana do Castelo, entre o Largo de S. Domingos e o Jardim Público, passando pela Praça da República, com paragem frente à Sé, descendo depois para o jardim público, concluindo frente ao coreto e o café Girassol.

            Por todos e por todas

            Data da atividade: 23.10.2021

            Local da atividade: Viana do Castelo, Santa Maria Maior

            A Iniciativa tem 3 momentos, que decorrerão durante o dia de Sábado na Comunidade de Inserção do Gabinete de Atendimento à Família de Viana do Castelo, com os seus utentes, com o intuito de honrar todos aqueles que não resistiram a este flagelo mundial – a Pandemia da COVID -19, assim como parabenizar todos aqueles que fizeram com que estejamos agora numa posição mais segura face ao vírus, aqueles que não puderam ficar no sofá e foram para as várias linhas da frente em todos os setores da sociedade e agradecer aos chamados “heróis de sofá” que dentro do que foi possível, souberam ficar em casa, porque ficar em casa, a determinada altura, era o que era preciso ser feito. 1º Momento – elaboração de uma coroa de flores e posterior colocação no ponto mais visível da nossa estrutura Social- Varanda da sala onde residem os nossos utentes, como forma de honrar os que não resistiram à pandemia. 2º Momento- elaboração de um mural por todos os utentes da nossa estrutura, agradecendo aos “heróis de sofá”, que souberam exatamente o que devia ser feito para que o vírus fosse perdendo força. 3º Momento- Largada de balões por parte dos utentes residentes na nossa resposta social, como forma de parabenizar todos aqueles que estiveram nas mais variadas linhas da frente.

            Sol de Esperança

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 24.10.2021

            Local da atividade: Viana do Castelo, Barroselas

            Nos dias 22, 23 e 24 de outubro irá realizar-se uma iniciativa que se insere na Jornada de Memória e Esperança. Três dias de homenagem aos que nesta pandemia morreram, sofreram e lutaram. Três dias de tributo aos que, apesar da pandemia ou por causa dela, plantam, investigam,colhem, produzem, criam, servem, contemplam encantam, informam, cuidam, ensinam, partilham.

            Nesta pandemia aprendemos que juntos podemos ir mais longe, fazer melhor e até ir mais depressa.

            Não esquecemos as falhas registadas, as faltas sentidas elas desigualdades agravadas. É possível mudar o olhar e sonhar um mundo outro, mais cuidado, mais justo e solidário.

            A memória é também portadora de esperança para hoje, para amanhã, depois e para sempre.

            Neste sentido, os caminheiros convidam o agrupamento 85-Barroselas a juntar-se à iniciativa. Durante o período referido, desenha UM SOL de ESPERANÇA na tua máscara de proteção.

            Vila Real

            Em memória do que cada um viveu e na esperança que nos move

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Vila Real, Montalegre

            No dia 22 de outubro, três turmas de cada escola secundária do nosso Agrupamento vão plantar 2 árvores, de espécie autóctone: uma, em memória e homenagem às vítimas da pandemia; outra, como semente da esperança.

            O Mural da Escola Secundária São Pedro | Memória e Esperança

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Vila Real

            A comunidade educativa da Escola Secundária São Pedro, ao longo do dia 22 de outubro, deixará uma mensagem alusiva às vidas e pessoas que perderam a batalha contra a Covid-19 e/ou uma mensagem de reconhecimento a todos os que fizeram a diferença num momento tão difícil,  reforçando a esperança num Mundo MELHOR!

            Plantar a Esperança

            Data de início: 18.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Vila Real, Chaves, Escola secundária Dr. António Granjo

            Ao longo de toda a semana os alunos da Escola secundária Dr. António Granjo são convidados a trazer fotografias para a escola, tiradas pelos próprios durante o período de confinamento. O tema e contextualização da atividade são explicados pelos diretores de turma.

            Ao longo da manhã do dia 22, em conjunto, as fotografias serão penduradas numa árvore criando assim uma instalação com o registo das memórias.

            Pelas 15:30, será plantada uma Ginkgo biloba, símbolo da longevidade, resistência e paz, e que terá o nome de “A Esperança”.

            À mesma hora, no mesmo local, 2 alunos do grupo experimental de teatro da escola dizem 2 poemas alusivos ao tema da memória e esperança, passado e futuro.

            A definir e emoldurar o espaço da atividade, estarão expostos, durante todo o dia, trabalhos artísticos de fotografia realizados por alunos do curso técnico de fotografia, logo após o regresso do ensino presencial.

            Repórter em ação na Escola Secundária São Pedro | Memórias na 1ª pessoa

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Vila Real

            Os alunos do Clube da Rádio da Escola Secundária São Pedro (RádioBroas) realizarão entrevistas à Comunidade Educativa sobre o modo como cada um vivenciou a pandemia. Estas entrevistas serão divulgadas em direto no canal YouTube da rádio e no Facebook da Biblioteca Escolar.

            Um olhar de Esperança - Exposição de Fotografias

            Data de início: 21.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Vila Real, Peso da Régua, Godim, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo

            As turmas do 3.ºano (12.ºano) dos Cursos Profissionais farão uma reflexão, em contexto de aula (Português), sobre a frase “E depois da pandemia: o que não queremos; o que desejamos”. Os alunos são depois convidados a tirar uma fotografia ilustrativa da reflexão realizada e a escrever um pensamento. Posteriormente (no dia 22, à tarde) far-se-á uma exposição dos trabalhos, na Escola.

            Viseu

            Construção de um memorial

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Viseu, Agrupamento de Escolas Viseu Norte

            • Minuto de silêncio comum a todo o Agrupamento – 9h30m;
            • Passagem de um documentário, dos Media deste projeto, a todas as turmas
            • Plantação de uma roseira branca (envolvimento da comunidade educativa);
            • Identificação do local onde a roseira for plantada com uma pintura mural com “COVID-19 Memória e Esperança”;
            • Recolha e envio de fotografias/vídeos para posterior publicação/divulgação nas diferentes plataformas do Agrupamento e da plataforma Nacional.
            "Somos como brotos de oliveira..." (Salmo 128)

            Data da atividade: 22.10.2021

            Local da atividade: Viseu, Escola Secundária de Vouzela

            Em memória do que cada um viveu, para sublinhar o luto coletivo, afirmar a esperança que nos move e homenagear as vítimas da pandemia, os alunos de EMRC do 12º ano da  Escola Secundária de Vouzela, escolheram plantar uma árvore no espaço escolar, pelas 13’00 horas. Uma árvore com muito significado espiritual. Um dos principais aspectos da OLIVEIRA é a sua longevidade, ela cresce e frutifica até mesmo em solos com pouca água. Além disso, mesmo se for queimada ou cortada, ela é capaz de brotar novamente a partir das suas raízes,  simbolizando a perseverança de todo o nosso povo e a nossa convicção de não desistir de pensar um outro mundo, de questionar o modelo de sociedade centrado no ter e não no ser. Reconhecer que somos todos vulneráveis e interdependentes, que estamos todos no mesmo barco e que reconhecê-lo pode ajudar a superar o medo. (Ass. Leonor Serra e Beatriz Cardoso, EMRCagevc; 12º Ano)

            Valorizar a Memória para construir a Esperança!

            Data de início: 18.10.2021
            Data de fim: 22.10.2021

            Local da atividade: Viseu, Oliveira de Frades

            Atividades no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades

            As turmas, do 1º ciclo, escrevem mensagens singelas em pombas brancas, de papel.
            Os alunos do 6º ano vão fazer a representação da palavra Esperança, em diversos grafismos, para expor no hall da entrada da escola sede (disciplinas de EV e ET)
            Reflexão “Depois da pandemia: o que não queremos; o que desejamos” (disciplina de EMRC)
            Divulgação da Jornada /dos recursos (HGP, História, Filosofia, Psicologia, Área de Integração, Jornal Factos e fitas / Biblioteca Escolar)

            Sessão Memória & Esperança no dia 22 de outubro

            Escola Básica

            • Construção de um “cordão solidário”, no gradeamento da escola, com as pombas brancas de papel.

            Escola sede (nas salas de aula)

            • 10 horas (toque da campainha) – Minuto de silêncio, em memória das vítimas da pandemia;
            • Visionamento de vídeos com “Hinos de esperança”.

            Nota: Está em preparação a ação “Floresta Memória & Esperança” para o dia 21 de março de 2022 (Projeto Eco-Escolas e EECD com o apoio da Direção e a, esperada, colaboração da Autarquia).

             

            Viriato entre memórias & esperança

            Data de início: 22.10.2021
            Data de fim: 25.10.2021

            Local da atividade: Viseu, Estrada Velha de Abraveses

            Dia 22 de outubro

            Passagem de um documentário em todas as turmas com testemunhos de alunos e perceções sobre a arte em tempos de pandemia e entrevista a profissionais de saúde.

            Criação de uma nuvem de palavras associada à pandemia e partilhada na página da escola e nas redes sociais.

            Exposição de trabalhos de alunos sobre as emoções em tempo de pandemia.

            Dia 25 de outubro

            Plantação de 3 árvores autóctones no recinto da escola (homenagem a Almeida Henriques, a familiares vítimas da COVID-19 da comunidade educativa e semente de esperança)

            Elaboração de placas identificativas das árvores plantadas.

            Recolha de fotografias/vídeos das atividades realizadas para partilha nas plataformas da escola e na plataforma nacional (memoriaeesperanca.pt).

             

            Web

            Afirmação da Esperança

            Data de início: 26.09.2021
            Data de fim: 31.12.2021

            Divulgação da iniciativa através do site da Fundação Betânia.

            Orar Sem Cessar
            Data de início: 16.10.2021
            Data de fim: 16.10.2021

            Local da atividade: On-line

            Mensalmente, um pouco após o início da pandemia, a Acção Católica Rural (ACR) promove, ao dia 16 de cada mês, um momento de oração online com os seus militantes.

            No dia 16 de outubro dedicamos a nossa oração a esta Jornada.

            Para os interessados, poderão acompanhar, via Youtube, a transmissão da oração, dia 16 de outubro, pelas 21 horas.

            Webinar - Covid-19 - Testemunhos de Esperança

            Data de início: 21.10.2021
            Data de fim: 21.10.2021

            Antecedendo a Jornada da 22-23-24 de outubro, a Confederação Portuguesa do Voluntariado promove na noite de dia 21 de outubro (20:30) um Webinar em que várias pessoas darão o seu Testemunho de Esperança a partir do que viveram durante a pandemia. O link para esta iniciativa, aberta a todos os que nela queiram participar, será divulgado dentro de dias.

            Quem quiser participar deverá fazer a sua inscrição aqui.

            Todo o país

            Vídeo Evocativo

            Data da atividade: 23.10.2021

            Texto evocativo, em vídeo com música, referente ao sofrimento, ao alívio do sofrimento e à esperança do fim do sofrimento em relação à pandemia da CoViD-19. Será mostrado nos templos e circulará nas redes sociais da Igreja Adventista no dia 23 de outubro, Sábado, o seu dia de observância religiosa.

            Submeter iniciativa

            Há toda a liberdade de lançar iniciativas, desde que se enquadrem nos objetivos da Jornada de Memória & Esperança. Podem focar mais a Memória dos que partiram ou mais a Esperança num futuro mais justo para todos ou ambos os aspetos. Uma vez definido o que se vai fazer e com quem, quando e onde, é muito importante registar neste site, no formulário abaixo, mesmo que haja um elemento que só possa ser definido mais tarde. Isso permite a outras pessoas e entidades na área geográfica saberem o que aí se está a preparar. E fica para memória futura.


            Sugestões para criar uma iniciativa

            Autarquias e outras entidades locais

            1. Dar nomes e rostos aos números

            Iniciativas que deem nomes e eventualmente rostos aos números de mortos da pandemia (ou por causa dela) de cada comunidade, mediante, por ex.:

            1. Um mural onde cada um possa escrever ou colar um papel com o nome de familiares ou amigos que faleceram;
            2. Um mural de corações que cada qual pode desenhar, pintar e legendar
            3. Usar uma t-shirt branca e escrever ou colar nela um nome significativo.

            2. Uma hora de memorial

            1. Convocar a comunidade para um espaço amplo onde se possa colocar uma vela acendida por cada pessoa falecida (ao fim do dia).
              Este ato pode ser acompanhado ou substituído por:
            • Um tempo de silêncio em memória das vítimas
            • Um círculo humano
            • Performance de dança evocativa
            • Sessão de poesia, inspirada na ideia de memória e de esperança;
            • Atuação de grupos ou bandas de música
            • Toque dos sinos e/ou das sirenes dos bombeiros;
            • Atuação de coros, procurando pôr os presentes a cantar;
            • Construir um ramo gigante com a flor que cada pessoa trouxer.

            3. Outro tipo de iniciativas locais

            • Cerimónia interconfessional;
            • Atos religiosos celebrativos, oferecidos pelas confissões religiosas locais
            • Criação de um espaço mural onde os fregueses possam escrever frases curtas condensando as suas expectativas, desejos e vontades para o tempo pós-pandemia
            • Exposição de trabalhos de crianças sobre como viram a pandemia;
            • Exposição de trabalhos escolares, de instituições de terceira idade, universidades seniores, etc, de sobre a pandemia;

            Observações:

            • É desejável que, sendo possível, numa mesma localidade, se procure articular as diferentes iniciativas;
            • As iniciativas podem estar concentradas num só dia do fim-de-semana de 22-23-24 de outubro ou ocupar mais de um dia;
            • É desejável que haja iniciativas locais a pensar na participação de todos;
            • É importante registar as atividades locais no espaço a tal destinado no site memoriaeesperanca.pt
            • Quando se usa aqui o termo ‘local’, refere-se o município ou/e a freguesia.
            Escolas

            NOTA PRELIMINAR

            O País recebeu com entusiasmo a iniciativa de cem cidadãos para que todos participemos na jornada de memória, luto e afirmação da esperança, que se realiza de 22 a 24 de outubro próximo.

            A iniciativa, que se vai traduzir numa multiplicidade de ações ao nível de cada comunidade, pretende fazer memória das vítimas da pandemia do Covid-19 e homenagear todos quantos se entregaram ao atendimento dos que foram contagiados.
            São duas as mensagens a reter: há vidas e pessoas por detrás dos números e das estatísticas, sendo que de muitas delas nem sequer pudemos fazer o luto; por outro lado, há aprendizagens que fizemos nestes 18 meses, que queremos reter e traduzir em ação no futuro.

            As escolas foram um dos terrenos em maior evidência nesta pandemia. A experiência de confinamento foi uma prova especialmente dura para as crianças e os jovens e representou um desafio de grande envergadura para todos os agentes educativos.

            Esta experiência envolve questões fundamentais da existência individual e coletiva e desafia dimensões fulcrais de aprendizagem da cidadania. Nesse sentido, constitui um motivo excelente para trabalhar pedagogicamente preocupações e objetivos que constam da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

            Faz sentido, por isso, que as escolas, com os seus alunos, professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação e outros parceiros externos do projeto educativo, se organizem, nas condições que seja possível reunir, para participarem nesta jornada cívica nacional.

            É para esse fim que este breve documento pretende dar um contributo, propondo algumas sugestões e um itinerário. Em cada contexto os atores educativos saberão encontrar as formas mais criativas para fazer dessa participação um tempo de aprendizagem e de vivência ativa da cidadania.

            OBJETIVOS

            • Participar numa iniciativa que envolve toda a sociedade, que visa recordar os que morreram, os que sofreram, bem como os que trabalharam e lutaram para que superássemos a pandemia com sucesso. Ao mesmo tempo, visa aprender com as experiências vividas e ganhar balanço para construir um futuro melhor, mais justo e solidário.
            • Valorizar as histórias, aprendizagens, pontos de vista e os sonhos que as crianças e jovens fizeram desta pandemia. O mesmo se diga de outros membros da comunidade escolar e das escolas enquanto tal, que foram um dos cenários em que se evidenciaram algumas das grandes questões da pandemia, como, por exemplo, as desigualdades sociais e culturais.
            • Envolver todos os membros da comunidade escolar e promover a qualidade nas manifestações e atividades; dando sentido e horizonte ao que a escola e a comunidade viveu no período da pandemia.

             

            TIPOLOGIA DE PROJETOS/ATIVIDADES

            (Esta proposta admite que o projeto envolva as três etapas ou apenas uma ou duas delas)

            1. Projetos de reflexão e estudo

            • [Projetos a realizar colaborativamente até a 22 de outubro]
            • [Adaptados aos diferentes grupos e contextos – ver tópicos abaixo]
            • [Pesquisa e produção de materiais em linguagens diversas: escrita, desenho, gráficos, cartazes, pequenos vídeos e podcasts, slide shows, performances, músicas…]

            Tópicos possíveis:

            • [A pandemia em Portugal e no Mundo: dados, casos, testemunhos, gestos…]
            • [As vacinas: a ciência; o papel do dinheiro público; as patentes; desigualdades]
            • [ A pandemia, os media e nós: as redes sociais, a TV, o ‘zoom’, outros media]
            • [Criatividade na pandemia: músicas, performances de vizinhança]
            • [Os não confinados: para combater a pandemia; para ganhar a vida e manter o país a funcionar: desigualdades]
            • [Significado da COVAX e a solidariedade entre países norte-sul]
            • [Como vivemos, o que sofremos e o que aprendemos da pandemia]
            • [E depois da pandemia: o que não queremos; o que desejamos].

            2. Memorial digital que dê voz aos alunos, professores, pais, e pessoal técnico. Será apoiado com os materiais, produzidos em 1.
            Documento a permanecer no site da escola ou agrupamento.

            3. Sessão Memória e Esperança no dia 22

            • Tempo de silêncio
            • Apresentação do Memorial
            • Depoimentos selecionados
            • Performance (sugestão: e depois da pandemia: o que não queremos; o que desejamos)

             

            Outras possibilidades de ações:

            4. Floresta Memória & Esperança

            • A ideia é plantar árvores autóctones que fiquem a simbolizar as pessoas do agrupamento ou/e da comunidade que morreram direta ou indiretamente por causa da pandemia.
            • Havendo condições, poderia ser a replantação/arborização de um terreno público ardido num incêndio ou abandonado ou, existindo condições, no próprio recinto da escola – plantar uma, duas, três árvores, talvez por anos: jardim de infância, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo, secundário… preparar sinalizadores para essas árvores … (alunos de 1º ciclo, agrupamento tal e tal…).
            • Esta sugestão vai / pode ser feita também a outras entidades, como as autarquias, que deverão ter um papel num projeto desta natureza.

            5. Participação em iniciativas locais da Jornada Memória & Esperança

            • Por iniciativa de instituições da comunidade ou/e por iniciativa do agrupamento de escolas, algumas das atividades realizadas em 1 ou 2 podem integrar programações locais. As autarquias locais serão também sensibilizadas para a participação nesta jornada.

             

            SUGESTÃO DE OPERACIONALIZAÇÃO

            • O Ministério, na abertura das atividades letivas, anuncia o interesse pedagógico e cívico da participação nesta Jornada, através dos meios que possui para contatar diretamente com as escolas;
            • A direção de cada agrupamento/escola aderente faz chegar a informação aos professores, com carater de urgência, acompanhada de um calendário; designa um coordenador e um grupo dinamizador e de acompanhamento.
            • O site da Jornada (www.memoriaeesperanca.pt) disponibilizará espaço para inscrever e registar o projeto/atividade de cada agrupamento/escola. Terá ainda outras sugestões de atividades.

            Pela Comissão Promotora,

            • Alexandre Neves
            • Deolinda Machado
            • Helena Valentim
            • Manuel Pinto
            • Teresa Vasconcelos

            10.09.2021