Dia da memória e esperança no futuro – Escola Básico do Castro – AECC, Trofa

Local: Trofa
Data: 22.10.2021

No dia 22 de outubro de 2021, na Escola Básica do Castro, decorreu o evento “Memória e Esperança no Futuro”. A logística para este evento iniciou-se na semana de 11 a 15 de outubro na qual foram recolhidos pequenos ramos e folhas no recinto escolar, envasadas 125 plantas pelos alunos das turmas A1, B1, C1 e D1 do 8º ano de escolaridade, e foram desenhadas e decoradas letras em cartão por alguns alunos do 2º ciclo.

Para este evento foi traçada uma figura em forma de coração, no recinto escolar, utilizando-se para o efeito os ramos e folhas recolhidas e utilizou-se também uma fita vermelha para realçar esta forma. A ladear colocou-se o nome deste evento: Memória e Esperança no Futuro”.

Atendendo às regras estipuladas no nosso Agrupamento de Escolas, criaram-se áreas específicas para a permanência dos alunos de cada turma nesse espaço. E, assim, no primeiro intervalo do período da manhã, primeiramente os alunos do 3º ciclo e, posteriormente, os do 2º ciclo, participaram neste evento onde foi lido a seguinte mensagem:

“Esta iniciativa insere-se na Jornada de Memória e Esperança, três dias de homenagem aos que nesta pandemia morreram, sofreram e lutaram. Três dias de tributo aos que, apesar da pandemia ou por causa dela, plantam, investigam, colhem, produzem, criam, servem, contemplam, encantam, informam, cuidam, ensinam, partilham.

Nesta pandemia aprendemos que juntos podemos ir mais longe, fazer melhor e até ir mais depressa.

Não esquecemos as falhas registadas, as faltas sentidas e as desigualdades agravadas. É possível mudar o olhar e sonhar um mundo outro, mais cuidado, mais justo e solidário.

A memória é também portadora de esperança para hoje, para amanhã, depois e para sempre.”

De seguida os alunos foram convidados a depositar o vaso que trouxeram de casa, e/ou envasado na escola, no interior da figura em forma de coração, simbolizando uma vida perdida e para finalizar fez-se um minuto de silêncio.

As condições atmosféricas foram ótimas e a colaboração de professores, alunos, Pais e Encarregados de Educação e auxiliares de ação educativa foi imprescindível para que este evento fosse um sucesso.

Para finalizar divulga-se:

Domingo, 24 de outubro, às 14h00, fazemos Memória da pandemia e afirmamos a Esperança na sua erradicação em todo o planeta.

Guarda 1 minuto de silêncio com a tua família ou os teus companheiros de trabalho.

Ver galeria de fotos aqui.

Clique na imagem seguinte para ver o vídeo do evento.

 

Outros registos

Da Memória à Esperança – Albergaria-a-Velha

Da Memória à Esperança – Albergaria-a-Velha

Local: Agrupamento de Escolas de Albegaria-a-VelhaData: 22.10.2021 O Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha abraçou a jornada cívica nacional “Memória & Esperança”, convidando os alunos a escreverem mensagens de agradecimento e reconhecimento endereçadas aos...

Árvore da Memória e Esperança

Árvore da Memória e Esperança

Local: Agrupamento de Escolas de PardilhóData: outubro de 2021Árvore Memória & EsperençaPublish at CalameoOutros registos

Memória e Esperança em Arouca

Memória e Esperança em Arouca

Local: AroucaData: 18 a 24 de outubro de 2021 Programa Segunda, dia 18 de outubro 9,30 h – As motivações da realização da Jornada Memória e Esperança (Dr. António Teixeira Coelho), na Rádio Regional de Arouca Quarta, dia 20 de outubro 9,30 h – Como vivemos com as...